Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade (FOREST, 2003, p.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Mec/SEF, 1998.
Para o RCN, a Educação Infantil tem como principal objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias.
Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação infantil o brincar é uma atividade muito significativa para o desenvolvimento da criança, devido ao desenvolvimento de experiências de brincadeiras com modalidades diferentes em que cada uma possui uma função importante para as novas aprendizagens e descobertas ...
Os Referenciais Curriculares oferecem informações e indicações adicionais para a elaboração de planos de cursos nas diferentes áreas profissionais, incluindo a caracterização de seus respectivos processos de produção, a identificação de funções e subfunções neles distinguidas, competências, habilidades e bases ...
O Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil é de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, pois é notório que a criança é um ser que está em constante desenvolvimento, mas que deve ser estimulada a ...
Cuidar é assistencialismo, ou seja, a babá, a vizinha, cuida da criança enquanto os pais estão trabalhando. Educar vai muito além de simplesmente cuidar. Podemos definir assim: até pouco tempo a finalidade de ser das creches era apenas cuidar das crianças.
O professor pode articular o cuidar e o educar ao tratar temas como, Alimentação saudável com foco em como a alimentação é essencial para a boa saúde, enfatizando os bons hábitos de higiene no dia a dia das crianças antes e depois das refeições, (lavar as mãos, escovar os dentes etc), não sendo necessariamente tirar um ...
A) Qual é o papel do professor de educação infantil, no que diz respeito aos cuidados com a higiene dos educandos? ... Sendo assim, os cuidados com a higiene pessoal são de responsabilidade dele. A professora precisa estar mais atenta aos narizes das crianças, sendo auxiliada nessa tarefa por uma estagiária.
A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida.
Autocuidado: o que é, como praticar e benefícios desse hábito
6 formas de incluir o autocuidado no dia a dia
Autocuidado, amor próprio e autoconhecimento são habilidades emocionais que promovem o olhar para si mesmo com compreensão e afeto, prestando atenção ao que seu corpo e mente precisam para, assim, cultivar o bem-estar físico e emocional. Colocar-se em primeiro lugar não é sinônimo de egoísmo, mas sim de autoamor.
autocuidado é cuidar-se de si mesmo, é buscar todas as necessidades que o seu corpo e sua mente exigem de você é adotar medidas de prevenção a doenças, a calor, evitar situações de risco.
O conceito de autocuidado apresenta várias definições gerais, com uma vasta gama relacionada com a saúde e com a pessoa. Tal como no autocuidado, a autogestão define o "eu" (self) em uma maior esfera que inclui o suporte social e tem aplicações para além daquelas especificas da doença (tais como a promoção da saúde).
A autogestão consiste em uma cultura organizacional, que procura distribuir a autoridade da tomada de decisão.
O Que NÃO é Autocuidado? Não é algo que nos forçamos a fazer, ou algo que fazemos sem gostar, somente por obrigação. O autocuidado é algo que nos recarrega, em vez de sugar nossas energias. Nem é um ato egoísta.
Os estudos trouxeram algumas estratégias que têm sido utilizadas pela enfermagem na realização de atividades de educação em saúde que promovam o autocuidado, como a realização de grupos terapêuticos, de visita domiciliar, de orientação com a utilização de recursos tecnológicos que aproximem paciente-profissional.