O que significa o aumento da Selic? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quando a inflação sobe, o Banco Central aumenta a taxa básica de juros com o objetivo de conter a atividade econômica do Brasil e controlar o IPCA. Já quando está baixa, diminuir a Selic é a forma de aquecer a economia e aumentar a inflação para que ela atinja a meta, estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CNM).
Quais os efeitos do aumento da taxa Selic?
Quando a Selic está alta, quem tem dinheiro guardado em renda fixa ganha mais rentabilidade, porém há diminuição no consumo. Quando a taxa está em baixa (como agora), as opções de empréstimo e compra se tornam mais vantajosas, porém o investimento em renda fixa é desencorajado.
O que muda com a alta da taxa Selic?
Caso a inflação esteja alta, o BC aumenta a taxa Selic e atrai o interesse dos bancos em comprarem títulos públicos nas chamadas operações de mercado aberto. Isso porque as instituições financeiras adquirem o papel com o compromisso de, em determinada data, pegar o dinheiro de volta corrigido com juros.