O nome se refere a 5 conceitos e a inicial das palavras, que são: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. No português, chamamos de 5 Sensos, para não fugir da nomenclatura da metodologia.
O 5S promove também a maior segurança e saúde dos trabalhadores por conta da maior limpeza e das regras ergonômicas implantadas. Em síntese, o 5S promove uma melhoria na qualidade de vida dos funcionários no local de trabalho, reduz o tempo de produção e aumenta os lucros da empresa.
Organize seus livros e papéis. Etiquete suas gavetas e caixas, para sempre saber onde tal coisa deveria estar. Quando tudo está organizado você economiza o tempo perdido que se gastava procurando algo. Seiso (sendo de limpeza): mantenha seu ambiente limpo, seu escritório, seu quarto.
Os resultados da aplicação do Senso de Utilização são imediatamente evidenciados através de: Ganho de espaço; Facilidade de limpeza e manutenção; Melhor controle dos estoques; Redução de custos; Preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S.
Conheça as principais dificuldades do 5s!
Além do ambiente de trabalho o asseio pessoal acaba melhorando, pois os funcionários, não querendo destoar do ambiente limpo e agradável, acabam por incorporar hábitos mais sadios quanto à aparência e higiene pesssoais. ... melhoria do ambiente de trabalho; melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc)
Para a sua avaliação, a comissão utiliza as mesmas FICHAS DE AVALIAÇÃO DO 5S fornecidas pelo Escritório da Qualidade, verificando, item por item, a situação encontrada no dia da visita. Em seguida, a comissão discute com a equipe os resultados da visita.
Acompanhe as relações: Seiri (Utilização): Para aplicar a padronização é preciso reconhecer a utilização de cada objeto, documento ou arquivo. Além disso, relaciona-se com a manutenção de aparelhagens. Seiton (Organização): A padronização e a organização possuem 2 laços comuns.
Primeiramente, o senso de utilização, favorece a eliminação do desperdício de inteligência, tempo e matéria-prima. Então, significa usar os recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando desatualizações e carências.
O Senso de Utilização consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais, informações, etc.) segundo critérios de utilidade ou frequência de uso, para depois retirar do ambiente tudo o que não precisa estar ali.
- Seiri: Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc, na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
SEIRI – Senso de Utilização É o momento de se fazer um levantamento nos materiais e equipamentos da sua empresa, separar e descartar aquilo que já não serve mais e que só está entulhando o espaço. O mesmo vale para papéis e documentos, sejam eles eletrônicos ou impressos.