Filêmon: Significa “amante”, “aquele que ama” ou “aquele que tem amor”; “o que beija”. Filêmon é um nome de origem grega. Isso porque Filêmon é o nome de um livro do Novo Testamento da escritura Sagrada. ...
Paulo, Barnabé, Judas e Silas partiram então de Jerusalém levando os decretos dos apóstolos aos fiéis em Antioquia e nas províncias romanas da Síria e Cilícia.
Autoria. A autoria da epístola é atribuída, pela tradição cristã, ao apóstolo João. O peso de evidências externas pode favorecer a autoria "joanina", pois existem possíveis alusões a I João nos escritos de Clemente de Roma (em I Clemente), Inácio de Antioquia e Pseudo-Clemente (na sua II Clemente).
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Trata-se de uma epístola que nos adverte a respeito do perigo das heresias, que são os falsos ensinos que têm se infiltrado na Igreja desde o seu nascimento, e que tentam corromper a doutrina que nos foi ensinada pelos apóstolos. ...
O propósito principal dessa epístola é a advertência contra os mestres imorais e as heresias da época, que colocavam em risco a fé dos cristãos. Há quem diga que Judas estaria escrevendo contra os mestres ateus que afirmavam que aos cristãos seria permitido fazer tudo o quanto desejassem, sem temer o castigo divino.
Pela “roupa identificada pela carne”, pode haver uma alusão a uma roupa usada por alguém que teve a praga, ou alguma doença ofensiva que possa ser comunicada a outras pessoas tocando até na roupa que elas usavam.
O nome de Davi aparece no título de um total de 73 salmos como o autor: 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 68, 69, 69, 70, 72, 86, 101, 103, 108, 109, 110, ...
22-23) e a resposta de Deus ao profeta (Ex 6,1). A oração de Moisés configura-se como um brado de desespero provindo de uma perplexidade da sua vocação de promotor da liberdade, subjugada pelas condições humanas. O fracasso do profeta é paradoxal, pois se revela simultaneamente como um fracasso pessoal e divino.
A oração de Daniel nasce no mais profundo da alma, emerge no coração e eclode nos seus lábios; palavras criadas e inspiradas pelo Espírito de Deus tremendo com energia espiritual. A oração de Daniel não é um tipo cotidiano de oração. É aquela oração que nasce sob pressão, angústia, aflição ou desespero.