As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
São exemplos de protocordados as ascídias, as salpas e o anfioxo. O grupo dos cordados inclui os protocordados e todos os animais vertebrados. Durante a fase embrionária, todos os cordados apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
Internamente os cordados são divididos em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, principalmente com base nas características da notocorda. Nos urocordados, o estágio larval têm notocorda e tubo neural, ambas desaparecendo no estágio adulto.
Cordados é um filo de animais que possuem notocorda, tubo nervoso dorsal e fendas faríngeas; Protocordados são um grupo de cordados primitivos, surgido a 500 milhões de anos atrás.
Os cordados (Filo Chordata) são todos os animais que possuem a notocorda, no qual pode estar permanente ou então fazer parte em algum momento de sua vida. Todo vertebrado é um cordado, mas nem todo cordado é um vertebrado. ... O anfioxo já possui a notocorda permanente, do momento em que nasce até morrer.
Os animais pertencentes ao subfilo Urochordata, também conhecidos como urocordados outunicados, são animais sésseis que vivem presos a rochas ou outros substratos nos oceanos do mundo todo.
Os tunicados recebem esse nome pois tem um tecido de celulose chamado túnica em volta do corpo. Como todo cordado, os tunicados apresentam notocorda, cauda e tubo de nervoso dorsal em alguma fase da vida, neste caso a fase larval.
Os urocordados são animais marinhos encontrados tanto em regiões frias quanto em quentes. Esses seres são também chamados de tunicados em virtude da presença de: ... O corpo dos urocordados é revestido por um polissacarídeo semelhante à celulose que recebe o nome de tunicida e forma a túnica.
Cefalocordados são animais pequenos (centímetros de comprimento) finos, com corpo achatado lateralmente (como o corpo dos peixes), transparentes e vivem enterrados em substratos arenosos deixando apenas a cabeça aparente. São representados atualmente pelos anfioxos.
- um desenvolvido endoesqueleto axial e apendicular, constituído por dezenas ou centenas de vértebras fusionadas à coluna vertebral; - uma peculiar morfologia craniana; - um sistema muscular composto por três tipos de tecidos (estriado esquelético, estriado cardíaco e liso);
O grupo dos cordados é dividido em 3 subfilos: Urocordados, Cefalocordados e Vertebrata. Urocordados: Animais marinhos e sésseis, ou seja, não possuem capacidade de locomoção. Sua reprodução ocorre de maneira sexuada e sua respiração acontece por meio de sifões. ... Vertebrata: Constituem os animais vertebrados.
A característica principal deste filo é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal. Além disso, são animais triblásticos, enterocelomados, metamerizados, deuterostômios, com simetria lateral e apresentam sistema digestório completo.
O filo é subdividido em três subfilos chamados de: Urochordata (urocordados), Cephalochordata (cefalocordados) e Vertebrata (vertebrados). Os dois primeiros constituem o que chamamos de protocordados. Eles não possuem crânio nem vértebras.
Os cordados (filo Chordata) são animais que apresentam simetria bilateral, triblásticos (possuem três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme), celomados (apresentam celoma: cavidade corporal revestida por tecido derivado da mesoderme), e deuterostômios (blastóporo dá origem ao ânus).
Sua principal característica é a presença da medula espinhal e coluna vertebral. Os animais vertebrados pertencem ao reino Animalia, e ao filo Chordata. Esses animais têm vértebras, isto é, os ossos formam a coluna vertebral.
São quatro os folhetos embrionários (tetrablásticos) que se formam na fase embrionária dos vertebrados. Ectoderme é a camada mais externa; endoderme a camada mais interna e mesoderme, camada entre ectoderme e endoderme.
A principal característica entre os animais vertebrados é a presença de medula espinhal e coluna vertebral, que é formada por diversas vértebras. Os vertebrados possuem músculos e esqueleto, proporcionando a realização de movimentos mais difíceis que os animais invertebrados.
Os vertebrados (subfilo Vertebrata) apresentam inovações evolutivas em relação aos cordados não vertebrados....Entre essas inovações podemos citar: