A sigla EPC significa Electronic Power Control (ou Controle Eletrônico de Potência). Quer dizer que a central eletrônica, que regula todo o funcionamento do automóvel, está com alguma pane, tem algum sensor com problema ou algum componente interno dessa central sem funcionar corretamente.
A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor amarelo. Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. ... Se a luz de injeção fica acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor. A luz da injeção eletrônica acende em marcha lenta ou acelerando.
Quando a luz do óleo se acende, ela não está necessariamente sinalizando falta de lubrificante. Se fosse assim, tudo se resolveria completando o nível. Porém, este pode não ser o único problema. A luz alerta para o fato de que o motor está enfrentando problemas de lubrificação.
Avaria do motor Apesar da sua cor amarela, este indica uma falha no motor, mas não indica que falha é essa. O que deve fazer? Deverá levar o seu carro a uma oficina profissional rapidamente.
Combustível, injeção eletrônica, filtro de combustível, bomba de combustível e bicos injetores podem apresentar defeitos e comprometer o funcionamento do propulsor. ... Assim, com o elemento sujo, a pressão do combustível para a injeção será menor e poderá gerar falhas no funcionamento, especialmente em baixas rotações.
“A falha de ignição provoca redução no desempenho do motor, além de aumentar os níveis de emissões de gases poluentes pelo escapamento do veículo”, alerta Hiromori Mori. Velas desgastadas fazem com que uma parte da mistura ar/combustível não seja queimada de maneira adequada, elevando o consumo de gasolina ou etanol.
A bomba de combustível também pode ser uma causa do motor falhando. ... Se o seu motor engasga quando acelera, pode ser o caso de limpar o canal ou remover a sujeira do tanque. Em casos mais graves, será necessário trocar a bomba de combustível.
Velas de ignição As velas são uma das principais razões para o carro estar sem força, ou como se engasgasse nas acelerações. As peças são responsáveis por produzir a centelha que vai inflamar a mistura ar/combustível no motor. Se estiverem sujas ou gastas, o automóvel não vai render como deveria.
19 Quandoor Quando o motor falha ou engasga, perdendo o rendimento, estes são indícios de. ... D) falta de óleo no motor
Isso parece ser falta de combustível. Veja como está a pressão da linha de combustível. ... Pode ser o sensor de posição da borboleta tb, quando acelera ele não manda o sinal correto para a central aí a central não injeta combustível, o carro morre.
Falhas nesse sistema costumam gerar aumento do consumo de combustível e de óleo. Na prática, se o motorista começa a escutar ruídos, perceber uma fumaça na hora de dar a partida e constata que o carro está com o desempenho de motor mais fraco e o de combustível mais alto, é hora de parar na oficina.
Sintomas de correia dentada ruim, desgastada ou quebrada!
Saiba o número ponto de ignição. Procure a linha de números na frente do balanceador harmônico do motor, que deve ter os números acima e abaixo de zero. Normalmente, quando o seu carro vem do fabricante, o número será configurado em zero, com cilindro número um no ponto morto superior.
O ponto de ignição de um motor é o momento em que se inicia o processo de inflamação da mistura ar-combustível na câmara de combustão do motor. Um erro bastante comum é acreditar que adiantar o ponto sempre produzirá mais potência.
Para que a queima da mistura carburante se dê quando o êmbolo se encontra perto do ponto morto superior (altura que a compressão é máxima ) é então necessário que a faísca seja dada uns graus de rotação da cambota antes do ponto morto superior. A esta antecipação da faísca dá-se o nome de avanço à ignição.
Se você tem a marcação na polia e sabe em quantos graus ocorre o disparo, é só ir girando o distribuidor até chegar no ponto desejado. Só lembre de marcar a posição anterior do distribuidor para não bater o pavor depois e deixar tudo desrregulado.
No OHC, normalmente o nº está localizado num ressalto quadrado do bloco, atrás do coletor de escape, abaixo da última vela, quase junto da parede corta fogo.
Segundo o "manuel", para o motor ficar no ponto exato com os comandos, é recomendado antes de desmontar os comandos colocar o magneto na marca |F, sendo o ponto de compressão do motor onde haverá a faísca(o 2º tempo - compressão/combustão) onde as marcas IN e EX ficam paralelas a borda do cabeçote.
Atrasar o ponto perde torque e ganha giro. Atrasar o ponto pode causar pré-ignição. Esse sintoma da 225 pode ser indícios que o seu estator tá indo embora. Isso é comum nesse motor.