O que seria uma patente? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Considera-se Patente um documento formal, expedido por uma repartição pública, por meio do qual se conferem e se reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção descrita amplamente.
Como iniciar um processo de patente?
Aprenda qual o processo para pedir a proteção de sua invenção através de patente
Verifique se seu produto é patenteável. Nem tudo pode ser patenteado. ...
Faça uma busca. ...
Escreva um pedido de patente. ...
Deposite o pedido. ...
Solicite o exame de sua patente. ...
Peça sua carta-patente. ...
Pague todas as taxas.
O que é preciso para patentear um nome?
Confira todas as etapas para patentear uma invenção:
Dando entrada. Quem desenvolveu uma nova tecnologia, pode ser um processo novo ou um produto, tem direito a solicitar a patente. ...
Pesquise se já existe. ...
Cadastre-se no INPI. ...
Emita a guia e pague a taxa. ...
Fazendo o pedido. ...
Acompanhe o processo.
Como registrar o nome de um projeto?
O primeiro passo para o processo de registro é fazer uma pesquisa de disponibilidade da marca, preferencialmente com uma assessoria especializada. Caso o nome do projeto ou ONG já seja registrado na mesma classe de marca (segundo a legislação), o registro não será concedido.
Como registrar o nome de um projeto social?
Requerimento dirigido ao Oficial do Cartório, solicitando o Registro. Estatuto Social, datilografado, sem rasuras, em duas vias, visado por um advogado inscrito na OAB. Reconhecer a firma da assinatura do Presidente da Entidade.