Materiais e equipamentos de laboratório
Como montar um laboratório de análise de água
As análises físico-químicas têm a finalidade de determinar, quantificar ou qualificar os componentes específicos do alimento, a exemplo de determinar a composição centesimal e fornecer informações sobre a composição química e/ou físico-química do produto. Avaliação nutricional de um produto. ...
Além de verificar o controle de qualidade nos produtos, a análise físico química de alimentos identifica a presença de elementos que podem ser altamente prejudiciais à saúde humana.
O elenco de provas físico-químicas a que o leite é submetido na plataforma de recepção da usina de beneficiamento ou da indústria constitui-se na determinação da acidez, densidade, teor de gordura, extrato seco total (EST) e extrato seco desengordurado (ESD), além da determinação do ponto de congelamento e do índice de ...
CONCLUSÃO: Os métodos físico-químicos de avaliação dos fármacos produzidos e matérias-primas utilizadas, estabelecem parâmetros para o controle de qualidade destes, garantindo a segurança dos consumidores conforme constam nas regulações.
O Controle da Qualidade Fisíco-Químico e Microbiológico são áreas vitais para a indústria farmacêutica e devem ter laboratórios próprios e independentes da produção. Estas áreas tem o objetivo de analisar os produtos fabricados conforme os métodos e especificações padronizadas e registradas junto ao órgão regulador.
São feitos muitos tipos de teste tais como: solubilidade, densidade relativa, testes de identificação (para saber se a matéria-prima corresponde com o que esta escrito no certificado e rótulo do fornecedor), testes de pureza e impurezas, teste de metais pesados, chumbo, umidade, perda por secagem etc.
O controle de qualidade dos medicamentos visa garantir que os produtos que serão distribuídos apresentam-se dentro das especificações estabelecidas e portanto cumprem a finalidade a que se propõe, ele pode ser dividido em controle de qualidade físico-químico e microbiológico.
No caso dos medicamentos da biodiversidade de origem vegetal os insumos podem ser a droga vegetal (como exemplo: folha rasurada de Mikania glomerata) ou do fitofármaco (exemplo: morfina). O terceiro estágio envolve a produção de medicamentos propriamente dita.
Medicamentos sintéticos - são produzidos por meio da manipulação química de substâncias em laboratório, enquanto os biológicos são produzidos a partir de células vivas, como plantas e micro-organismos. Por isso, o processo de produção dos medicamentos biológicos é muito mais complexo.
Antes de se transformarem em comprimidos ou cápsulas, as substâncias passam para uma etapa conhecida como granulação, que transforma o pó em grânulos. Esses grãozinhos, por sua vez, são prensados de acordo com a dosagem de cada medicamento.
Já um comprimido simples quando é totalmente dissolvido, sofre completa absorção e tem sua ação iniciada rapidamente. São utilizados, geralmente, para doenças crônicas, podendo aumentar o intervalo entre as tomadas dos medicamentos em pacientes que precisam de altas doses por dia.
Significado de Comprimido adjetivo Achatado em todos os sentidos. Ar comprimido, ar cujo volume foi reduzido por compressão para aumentar a pressão utilizável na descarga. substantivo masculino Espécie de pastilha medicamentosa.