Friedrich Nietzsche: Aquilo que se faz por amor está sempre... Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.
O ser humano, na medida em que é guiado pela moral tradicional, se enfraquece, vai perdendo sua “vitalidade”, torna-se culpado e doente. Contra a moral tradicional, Nietzsche propõe a transvaloração de todos os valores, ou seja, seria preciso questionar qual é o valor dos próprios valores que guiam as nossas condutas.
"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas." "O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte." "A justiça é retribuição e troca sob a condição de uma posição de poder aproximadamente igual."
Aquela famosa frase de Nietzsche é assim: "Aquele que tem um 'porquê' para viver pode suportar quase qualquer 'como'. Viver é sofrer e sobreviver é encontrar um significado no sofrimento. O que não me faz morrer me torna mais forte."
Friedrich Nietzsche foi um dos principais pensadores do século XIX e criou inúmeras doutrinas, como a morte dos ídolos. ... Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos.
Frases de Nietzsche
“O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.” “Os que mais amaram ao homem lhe fizeram sempre o máximo dano. Exigiram dele o impossível, como todos os amantes.” “Acabamos por amar nosso próprio desejo, em lugar do objeto desejado.”
Para Nietzsche a filosofia teria a função de fazer com que o ser humano voltasse a se aproximar da natureza, da alegria e da suas forças vitais. Assim procurar um sentido na vida, uma maneira de compreender o universo e uma razão filosófica para o mesmo seriam apenas ilusões. Espero ter ajudado!
Rebelde e provocador, o alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) se propôs a desmascarar as fundações da cultura ocidental, mostrando que há interesses e motivações ocultas, e não valores absolutos, em conceitos como verdade, bem e mal. Com isso, Nietzsche aplicou um golpe nos sistemas filosóficos, morais e religiosos.
Nietzsche estava sob forte influência da filosofia de Schopenhauer e da música de Wagner.
A perspectiva genealógica indica a primazia da experiência moral vivida pela humanidade na qual encontramos a vontade de poder e a eterna luta entre o bem e o mal. Para Nietzsche, a idéia de uma vontade de poder imanente a todo acontecimento é o ponto de vista capital do método histórico.
O artigo “O método genealógico na pesquisa antropológica”, assinado por William H. R. O método consiste na coleta de genealogias reais de determinado povo com base em perguntas específicas feitas aos seus membros. ...
A genealogia é uma ciência que estuda a origem, evolução e disseminação das várias gerações de uma família. ... A partir dessa busca é possível construir a árvore genealógica de uma família com nomes, datas e lugares por onde andaram nossos antepassados, de forma que sejam mantidos vivos na memória de seus descendentes.