A radioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que tem como objetivo destruir ou impedir o crescimento das células tumorais, por meio da aplicação de radiação concentrada, diretamente no tumor.
Mais um trauma com a sonda, tirei 2 semanas apГіs colocada e passei engolir a dieta pelo copo, mesmo com a dor intensa de muitas feridas e espaГ§o apertado na garganta. ApГіs determinar a rГЎdio Г© quГmio, tive intercorrГЄncias estomacais, hemorroida, perda de paladar, saliva, apetite, cabelo parcial e unhas. GraГ§as a Deus meus exames estГЈo todos ok apГіs 12 meses, mas ainda luto com grau alto de desnutrição, devido a perda do apetite que permanece. Se puder me ajudar com alguma informação, agradeГ§o.
Os pacientes que irпїЅo fazer radioterapia na regiпїЅo pпїЅlvica e pretendem ter filhos apпїЅs o tratamento, devem conversar sobre a questпїЅo da fertilidade com um especialista antes de iniciar o tratamento.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Como esses efeitos sпїЅo cumulativos, as reaпїЅпїЅes podem iniciar ao redor da terceira semana de tratamento. Nesta fase comeпїЅa a se instalar um processo inflamatпїЅrio e, dependendo da estrutura envolvida, podem ocorrer alguns efeitos colaterais especпїЅficos.
A partir da primeira semana de tratamento, o paciente participará de um grupo educativo sobre os cuidados com a pele irradiada e será acompanhado com consultas subsequentes para que sejam avaliadas as reações da pele.
O ServiГ§o Social atende com consulta agendada. A proposta principal Г© orientar sobre os direitos sociais do paciente oncolГіgico. Exemplo: PrevidГЄncia Social (auxГlio-doenГ§a, aposentadoria, benefГcio assistencial, tratamento fora de domicГlio, saques de PIS e FGTS, passe livre etc.)
Após a sedação, a pessoa é encaminhada para a sala de aplicação da radiação, devendo ser permanecer na posição mais adequada para a colocação dos aplicadores. No caso de tumores ginecológicos, por exemplo, a mulher deve ser posicionada em posição ginecológica, pois assim o aplicador é colocado em um local próximo ao tumor para que a radiação atue localmente.
Enquanto fazia sГі a quГmio, foi tranqГјilo, sГі sentia um pouco cansada um dia apГіs, mas jГЎ na segunda aplicação da rГЎdio junto, foi traumatizante. JГЎ nГЈo conseguia comer, chorar, espirrar, bocejar, surgiu a mucosite, enjoos, nГЎuseas, cansaГ§o, dores intensas, etc nГЈo me indicaram acompanhamento de nutricionista e demorei optar pela sonda, quando coloquei jГЎ tinha perdido 15 kgs. Passei noites terrГveis no PS da Santa Casa SP, Г© desumano com paciente oncolГіgico.
Tenho cГўncer de mama, jГЎ fiz a cirurgia hГЎ 45 dias e estou aguardando a consulta com o oncologista, quanto tempo posso esperar pra fazer a radioterapia,minha mastologista disse que nГЈo posso esperar muito.
Essa Г© uma decisГЈo que cabe ao oncologista que acompanha e Г© responsГЎvel pelo tratamento. Em alguns casos, opta-se para fazer o exame de acompanhamento logo em seguida e, em outros, o mГ©dico pode escolher esperar algumas semanas para deixar o corpo se recuperar.
A indicação varia de paciente para paciente, das necessidades de cada um e afins. Caso a senhora, ou o paciente, tenha alguma dúvida em relação ao uso do fortificante, converse com o oncologista para entender se é indicado para esse caso.
ApпїЅs a radioterapia pпїЅlvica, a quantidade de sпїЅmen produzida se encontra reduzida, isso significa que, durante a ejaculaпїЅпїЅo, sairпїЅ apenas uma pequena quantidade de lпїЅquido. Isto пїЅ conhecido como ejaculaпїЅпїЅo seca. Embora ainda ocorra o orgasmo, alguns homens sentirпїЅo uma sensaпїЅпїЅo diferente em relaпїЅпїЅo a como era antes.
Em geral, a radioterapia é bem tolerada, desde que aplicada adequadamente. Os efeitos adversos dependem da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área radiada e do tipo de radiação, entre outros fatores menos importantes. Em geral surgem na terceira semana de aplicação e desaparecem algumas semanas depois. Todos os tecidos podem ser afetados pelas radiações, mas uns são mais sensíveis que outros. Há efeitos colaterais que são imediatos e outros que são tardios. Os imediatos ocorrem principalmente nos tecidos que apresentam maior capacidade proliferativa, como as gônadas, a epiderme, as mucosas e a medula óssea e que estejam incluídos no campo de irradiação. Pode ocorrer, anovulação ou azoospermia, dermatites, mucosites, leucopenia e plaquetopenia, geralmente reversíveis. Pode-se observar também cansaço; perda de apetite ou dificuldades para deglutir; coceira, vermelhidão, irritação ou queimadura na pele, que fica seca e escamosa. Os efeitos tardios geralmente só ocorrem quando se usa doses acima das que podem ser toleradas pelos tecidos normais. Eles constituem-se de atrofias e/ou fibroses das partes atingidas. O surgimento de tumores malignos é muito raro.
Lembre-se sempre de, ao menor sinal, comunicпїЅ-lo пїЅ equipe que acompanha o seu tratamento para que os efeitos colaterais presentes possam ser analisados e manejados adequadamente. Na maioria dos casos hпїЅ algo que pode ser feito para lidar com sintomas indesejados. Converse com a sua equipe!
Esse site пїЅ protegido pelo reCAPTCHA e a polпїЅtica de privacidade e os termos de serviпїЅo do Google podem ser aplicados.
O tratamento com radioterapia, ainda que muito eficiente na luta contra o câncer, infelizmente ainda apresenta alguns efeitos colaterais. São eles: mucosite, náuseas e vômitos, pele avermelhada, fadiga e infecções e sangramentos. Para saber como minimizar veja abaixo algumas dicas úteis.
Os efeitos colaterais da radioterapia costumam ser mais brandos e passageiros, normalmente desaparecendo atпїЅ poucas semanas depois do fim do tratamento. AlпїЅm disso, os sinais e sua intensidade variam de acordo com a dose e tipo de radiaпїЅпїЅo, com o equipamento utilizado e com a пїЅrea do corpo onde пїЅ feita a aplicaпїЅпїЅo.
Para verificarmos se o campo de irradiação será bem reproduzido durante o tratamento, devemos radiografá-lo durante a simulação do tratamento (“portal film”), para que depois possamos compará-lo à radiografia realizada diretamente no aparelho (“check film”).
O prefixo grego brachys significa “curta distância”. A braquiterapia é um tipo de radioterapia em que a fonte radioativa é colocada dentro da área a ser tratada ou junto a ela.
A Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) é uma forma de radioterapia externa desenvolvida no final dos anos 90 que permite a conformação da radiação para o contorno da área alvo e utiliza múltiplos feixes de radiação angulares e de intensidades não-uniformes, o que a diferencia da Radioterapia Conformacional ...
Há três tipos principais de radioterapia: radiação externo do feixe, radiação interna e produtos radiofarmacêuticos. Cada um destes tipos será considerado com maiores detalhes abaixo.
A radioterapia externa ou radioterapia convencional consiste na irradiação de um determinado volume alvo (tumor) com um feixe de radiação externo (a longa distância) geralmente de raios X ou de elétrons de alta energia produzidos por um acelerador linear.
Existem três modalidades de radioterapia: Teleterapia (tele, do grego “á distância”) ou também chamada de radioterapia externa, é feita com o uso de aparelhos de cobalto ou aceleradores lineares. A braquiterapia (brachys, do grego “próximo”) é usada fonte de radiação em contato direto com os tecidos a serem irradiados.
Г‰ recomendado utilizar a tintura de cabelo apenas apГіs trГЄs meses do final do tratamento, pois ela Г© composta por produtos quГmicos. Eles podem causar feridas no couro cabeludo sensГvel, alГ©m de enfraquecer a estrutura dos fios novos.
De acordo com o especialista, a quantidade de aplicações está relacionada com a proteção dos tecidos saudáveis. Ao fazer mais sessões, preserva-se mais eficientemente o tecido que está ao redor do tumor. Já a duração de cada sessão depende da marca do aparelho de radioterapia. Normalmente dura de 10 a 15 minutos.
A resposta é não. “Não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento do câncer. O álcool pode interagir com alguns medicamentos utilizados na quimioterapia, aumentando o risco de efeitos colaterais. Também pode interferir na absorção de nutrientes”, explica Rafaela.
Os pacientes oncológicos podem consumir bebida alcoólica respeitando os limites diários, ou seja, uma dose para as mulheres e duas doses para os homens. Entende-se como uma dose a quantidade de uma latinha de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de licor.
Um copo de vinho por dia pode ajudar os pacientes a tolerar melhor a radioterapia e reduzir os efeitos colaterais adversos, diz o estudo, divulgado nesta quarta-feira.
“Ao tomar um medicamento para curar uma enxaqueca, por exemplo, Г© recomendГЎvel esperar no mГnimo 24 horas para ingerir bebidas alcoГіlicas. No caso de tratamento com antibiГіticos ou anti-inflamatГіrios, o tempo deve ser maior, varia de pessoa para pessoa, mas Г© importante perguntar ao mГ©dico”, comenta.