A recuperação de pastagens é aproveitar a estrutura existente na área. O valor de recuperação também é mais vantajoso, sendo apenas 60% do valor de uma reforma. O tempo para recuperação também é menor com apenas 60 dias.
Recuperação direta É a forma mais simples e relativamente menos onerosa de recuperar um pasto. Geralmente, consiste em controlar as plantas daninhas e ajustar a fertilidade do solo, por meio de adubação, com base em resultado de análise de solo.
Atualmente no Brasil, o custo de reforma de 1 hectare de pasto degradado gira em torno dos R$1.
Recomendações agronômicas através da análise de solo
É uma troca que acontece a cada 20 anos, se bem cuidada. Essa troca de pastagem nesse período acontece no caso das decumbens (braquiarinha) e de humidícola. Outras que também tem uma longevidade alta são as xaraés, marandu e piatã, porém necessitam de adubo de boa qualidade. Esse tempo parece muito, não é mesmo.
O preparo do solo: - metade da quantidade de calcário recomendada deve ser esparramada na área antes da aração e, a outra metade, após a primeira gradagem; - a primeira movimentação do solo pode ser feita com arado ou gradeadora ("grade rome"), incorporando todo o material vegetal existente na superfície.
200 dias
As sementes de aveia a serem utilizadas devem apresentar boa qualidade, com germinação igual a 75% e pureza de 95%. A densidade de semeadura varia de 250 a 400 sementes aptas por m²,empregando-se em torno de 80 á 120kgs de semente por há,espaçamento entre linhas de 15 á 20cm,profundidade de plantio de 2 a 4cm.
Segundo o profissional, para cada hectare, no plantio consorciado, o agricultor normalmente usa em torno de 50 kg de aveia e 25 kg de azevém. Mas se usar só aveia com finalidade de pastagem, a opção por hectare deverá ser de 70 kg a 80 kg da semente. Em caso apenas de cobertura, ele orienta usar 35 kg a 40 kg.
200 dias
Utilizada como forragem há séculos, a Aveia Preta é uma excelente opção de pastagem para animais em geral. É conhecida pelo papel positivo no campo, sendo responsável por incrementos na fertilidade e segurança sanitária do ambiente agrícola.
Pode ser semeada "a lanço" ou no espaçamento de entrelinhas de 17 a 20 cm, com um gasto médio de sementes de 70 kg/ha, variando conforme região de cultivo e finalidade de uso. A produção de massa seca por hectare varia de três a oito toneladas e a produção de sementes de 500 a 2000 kg/ha.
Planta de ciclo anual, plantada no inverno, é cultivada no Estado de São Paulo por produtores de grãos tanto para sua própria colheita quanto para rotação de culturas e formação de palhada para o plantio direto. De ciclo curto (100 a 120 dias), permite a produção de duas culturas em uma mesma safra.
3.
Vendo aveia branca pura, vendemos em saco de 20kg a 35kg, valor de R$1,20kg.
Os grãos da aveia branca são utilizados tanto na alimentação animal como humana, já a aveia preta apresenta reduzida produção de grãos e não apresenta qualidade industrial devido a coloração escura, menor tamanho e baixo rendimento de grãos (Sá, 1995).
É uma gramínea recomendada para adubação verde de outono-inverno e utilizada com sucesso na rotação e/ou sucessão das culturas da soja, feijão e girassol.
Assim, consideradas culturas de inverno, a aveia branca (Avena sativa L.) e a Aveia preta (A. strigosa Schieb) são plantas anuais que concentram seu desenvolvimento nos meses mais frios do ano. As aveias brancas distinguem-se das pretas por apresentarem colmos mais grossos e folhas mais largas.
Há algum tempo a aveia é destaque entre os cereais por trazer muitos benefícios à saúde. Além da sua versatilidade no preparo dos mais diversos pratos, ela está disponível no mercado em várias versões: flocos, flocos finos, farinha e farelo.
Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva. O farelo é parte mais externa do grão, onde temos menos carboidratos e muitas proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.
Sabrina destaca que, de todas as versões encontradas da aveia no mercado, o farelo de aveia é a que mais auxilia na dieta. “Porque ele possui uma alta concentração de fibras, que promovem a sensação de saciedade, ainda facilita a digestão e auxilia na absorção de alguns nutrientes”, destaca.
O farelo de aveia tem uma composição nutricional bem equilibrada. Embora tenha quantidades semelhantes de carboidratos e gordura como aveia comum, o farelo de aveia possui mais proteína e fibra. É especialmente rico em beta-glucana, um tipo poderoso de fibra solúvel.
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), em 100gramas de aveia tem: 394 calorias sendo: 66,6 gr de carboidratos; 13,9 gr de proteínas; 8,5 gr de gordura e 9,1 gr de fibras. Fibras solúveis são substâncias que, quando ingeridas, se misturam na água formando uma espécie de gel.
A aveia em farelo é a mais indicada para quem quer perder peso, já que é a camada externa do grão e possui a maior concentração de fibras betaglucanas. A versão é ideal ainda para ser usada em massas de pães e bolos. ... Já a farinha de aveia é obtida da parte mais interna do grão, perdendo um pouco sua carga de fibras.
Por isso, quem tem a doença celíaca (alergia ao glúten) também deve evitar a aveia e sempre checar na embalagem se há traços de glúten. Além disso, quem tem síndrome do intestino irritado precisa consumir com moderação ou em excesso pode piorar a inflamação intestinal.
Esse cereal é rico em fibras, e além de ajudar na perda de peso traz benefícios para o coração, a pele e o sangue, sendo uma das melhores opções para quem sofre de diabetes. O ideal é consumir cerca de 30 gramas por dia, e para isso não é preciso enfiar a colher em um pote de aveia e comer pura.
É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia. Alguns benefícios do consumo de aveia podem ser potencializados se ela for cozida, mas ambas as formas de preparar são vantajosas.
Aumento de energia para o seu dia a dia A aveia é rica em carboidratos e proporciona bastante energia para o seu corpo durante o dia todo. É importante consumir um pouco de aveia seca, já que você ficará com uma sensação de saciedade por mais tempo e comerá menos.