A reciclagem é um processo por meio do qual objetos já utilizados são transformados em matéria-prima para a criação de um novo produto. Na reciclagem, conseguimos reinserir um resíduo no ciclo produtivo, o que tem um impacto muito positivo no meio ambiente.
Veja como a escola pode conscientizar os alunos para separar o lixo, a fim de destiná-lo adequadamente e até mesmo diminuir a quantidade produzida.
Você também pode ajudar o meio ambiente fazendo a coleta de lixo seletiva em sua casa. Coloque todo o material que pode ser reciclado (plástico, papel, vidro e metal) em uma caixa ou sacola, deixando o lixo úmido separado. Quando a caixa ou sacola estiver cheia, entregue a algum catador, ou em algum posto de coleta.
Como implementar a educação ambiental nas escolas?
A educação ambiental nas escolas Com isso, ela objetiva a formação de valores e atitudes criadas sob o enfoque da sustentabilidade. Destacam-se temas como o consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, coleta seletiva, reciclagem, dentre outros.
A criança, desde cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural. É fundamental essa educação ambiental, pois, responsabilizará o educando para o resto de sua vida.
a educação ambiental é importante pois, nos possibilita compreender como devemos interagir com as problemáticas que envolvem o meio ambiente, este que nós seres humanos estamos em constante interação, a qual muitas vezes pode ser desastrosas e podendo proporcionar impactos imensuráveis.
A manutenção da saúde ambiental é fundamental pois atinge, de maneira direta, no nosso cotidiano e nos diversos problemas sanitários que surgem devido à ausência dessa preocupação. O acúmulo de lixo, por exemplo, propicia o aumento dos números de pragas e vetores urbanos que oferecem risco sanitário a toda a população.
Na Constituição Federal de 1988, assim como consta o direito universal e igualitário do cidadão à saúde, se estabelece o direito a um meio ambiente equilibrado, com condições de saneamento básico, moradia e água potável condizentes com uma vida digna e com a saúde socioambiental.
Alguns efeitos nocivos da degradação ambiental para a nossa saúde são mais perceptíveis, como a poluição do ar nos centros urbanos, a falta de tratamento de esgotos e áreas contaminadas por produtos químicos, mas há outras maneiras dessa degradação afetar a saúde humana.
Desmatamento: acelera o surgimento de doenças, principalmente, aquelas ocasionadas por vetores. Esses transmissores, que anteriormente estavam no interior das matas, passam a buscar outros locais para se abrigar e conseguir alimento, levando com eles vírus e outros organismos patogênicos.