1. Sentimento de sofrimento ou aflição por algo. que pena!
"que pena" em espanhol ¡qué lástima!
Que melancólica, que triste você parece. Pensativa y triste a tu edad.
substantivo feminino Punição atribuída a quem cometeu um crime ou ato censurável; condenação, castigo: pena de prisão. Expressão de caridade, compaixão: tinha pena dos mendigos. Em que há sofrimento; padecimento, angústia, dor. ... Etimologia (origem da palavra pena).
A Dó é dor; quando um fato acontece e depende de ajuda mais objetiva e a Pena é mais sentimental; depende mais de solidariedade.
Pena é o sentimento que as pessoas têm quando presenciam outra pessoa numa situação de sofrimento. É um sentimento comum à maioria das pessoas, que se sentem tristes ao verem alguém em uma situação delicada. Pena pode ser sentida em relação a outras pessoas ou a si mesmo.
substantivo masculino Pena; sentimento de piedade, de compaixão em relação a algo, alguém ou a si próprio: ela tinha dó de todo mundo. Etimologia (origem da palavra dó). Do latim dolus. i.
17 sinônimos de dó para 2 sentidos da palavra dó: Compaixão: 1 consternação, condoimento, compadecimento, compaixão, piedade, comiseração, constrição, enternecimento, lástima, miseração, misericórdia, pena, remissão.
Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”. Mas o correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina.
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
A palavra dó é um substantivo masculino. Assim, dizer um dó está correto e dizer uma dó está errado.
Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.
Resposta. e quando se diz "A artista" sabe-se que é feminino por conta do "a".
Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que é a base da maioria das listas —, é algo individual....As 40 palavras mais belas da língua portuguesa.
Em geral, temos por regra que todos os substantivos masculinos são caracterizados pela desinência “o”, enquanto os substantivos femininos são classificados pela desinência “a”. Portanto, uma maneira muito simples de encontrar qual é o gênero de uma palavra é verificar em que desinência ela termina.
Para que conste na memória futura deste passatempo, o feminino de cliente é cliente e clienta não existe a não ser que "a língua brasileira" já tenha adotado o termo.
Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.
Os substantivos são classificados em nove tipos: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.
Substantivos Uniformes são aqueles que apresentam uma única forma, que serve tanto para o masculino quanto para o feminino. Classificam-se em: ... a cobra macho e a cobra fêmea, o jacaré macho e o jacaré fêmea. Sobrecomuns: têm um só gênero e nomeiam pessoas.
SubstantivoEditar
substantivo masculino Pessoa que representa em teatro, cinema, rádio, televisão; artista, intérprete.
1 Indivíduo que atua em alguma ocorrência. 2 Teat , Cin , TV Homem de talento para representar em teatro, cinema ou televisão.