Você tem um exame normal quando a captação do radiofármaco é homogênea, tanto na fase de repouso como na fase de estresse. Entretanto, se houver uma redução da captação do radioisótopo na fase de estresse, quando comparado com a fase de repouso, chamamos de hipocaptação transitória e é um sinal de isquemia miocárdica.
Quando a hipocaptação é persistente (fibrose) é indicativa de destruição de uma parte do músculo cardíaco, possivelmente causada por um infarto do miocárdio (I.A.M.) prévio.
As imagens em decúbito ventral são especialmente úteis nos casos de atenuação diafragmática (9,10), já que alteram a relação entre o diafragma e a parede inferior do ventrículo esquerdo, permitindo observar a normalização da atividade do radiofármaco na parede inferior nos casos em que a atenuação diafragmática é a ...
Quando a hipoperfusão é transitória em algum segmento, é indicativo de que está ocorrendo isquemia deste segmento. Por outro lado,quando a hipoperfusão é persistente, ocorre no repouso e no stress, é indicativo de fibrose, isto o tecido cardíaco deste região não se contrai.
Levar a pessoa até o hospital assim que os primeiros sintomas surgem, é o que determina o nível de sequelas que o paciente poderá sofrer. Tratar estas sequelas e voltar à vida normal, nos dias de hoje, não é uma promessa ou sonho, mas sim, uma possibilidade plenamente alcançável.