1. Protector dos literatos e das letras. 2. Pessoa ou entidade que patrocina financeiramente um artista, instituição ou evento cultural.
- A palavra "mecenas" tem sua origem na Roma Antiga. No século I a.C., Caio Mecenas foi um conselheiro do imperador romano Otávio Augusto. Caio Mecenas patrocinou a produção de vários artistas e poetas nesta época. Cosme de Médici, outro importante mecenas italiano do Renascimento.
Os Mecenas eram os reis, príncipes, condes, duques, bispos, nobres e burgueses poderosos, dotados de poderes econômicos, os quais financiavam e incentivavam as artes no período da Renascença.
Mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. ... O termo mecenas, nos países de línguas neolatinas, indica uma pessoa dotada de poder ou dinheiro que fomenta concretamente a produção de certos literatos e artistas.
Eles eram nobres, burgueses ou mesmo uma instituição. A Igreja Católica foi a maior patrocinadora da arte renascentista, portanto, a principal mecenas da era Moderna.
A importância destes mecenas, financiadores da propagação artística, é justamente sua colaboração na difusão de um novo conceito de arte, que poderia ser feito, por conta desse dinheiro, por indivíduos especializados que recebiam apenas por este trabalho, podendo cada vez mais aprimorar suas técnicas.
Barroco - forma de expressão artística que nasceu na Itália, entre os XVII e XVIII. ... Nesta lógica, os grandes artistas produziam quadros e pinturas com tons provocativos e exagerados (ligados à religiosidade). Renascimento - esta expressão artística que nasceu entre os séculos XV e XVI, na Itália.
O termo designa, especificamente, os soldados que lutam objetivando o pagamento ou a divisão dos despojos, sem ideais ou fidelidade a um estado ou nação.
A arte medieval foi essencialmente religiosa, enquanto a arte renascentista já demostra a introdução de novos temas relacionados com o homem. Todavia, a arte renascentista ainda incluía temas religiosos.
Resposta. A diferença da arte renascentista em relação à medieval é tanto temática quanto técnica e estilística. ... Em matéria de técnica, a arte medieval tendia mais para o estilizado, enquanto a arte renascentista valoriza a exatidão anatômica.
Já o renascimento trata-se de movimentos culturais na qual marcados na história da Europa trazendo transformações sociais, políticos, culturais e econômicos dando fim a Idade Média surgindo com a era da Idade Moderna.
A definição de Pintura renascentista surge na Itália durante o século XV e funda um espírito forjado de ideais novas e forças criadoras.