A exigência de documentos pode variar, mas geralmente será:
O homem fica mais elegante com o paletó e fica bem composto ao lado de uma noiva com um belo vestido. Quando o vestido da noiva é longo e formal, aí não há dúvida: o noivo deve usar terno. Mas se o noivo for mais casual e a comemoração idem, pode optar por uma calça social + camisa.
Você pode oferecer petiscos, salgadinhos, doces e bebidas. Aposte em uma decoração simples e inspirada no casório. O coquetel é apenas uma sugestão, mas pode ser também um almoço, um brunch, (normalmente os cartórios realizam os casamentos civis pela manhã), etc. O tipo do evento não importa, fica a seu critério.
Para as madrinhas e testemunhas está proibido usar branco, para não ser confundida com a noiva. Mesmo que a noiva opte por não usar branco, é de bom tom que nenhuma outra convidada ou madrinha use branco. Utilize roupas mais discretas, evitando usar decotes e transparencias.
Nada muito curto, nem muito sofisticado, uma combinação de jeans e camisa fica lindo, e casa muito bem com a ocasião, assim como um vestido menos estruturado, ou uma saia longa básica. Já para a maquiagem, algo mais natural é melhor, afinal não se trata de uma festa, e nessa hora 'menos é mais'.
Não há uma regra específica sobre o vestido de festa que a mãe da noiva e do noivo devem usar. Nosso conselho é que as duas mães conversem com os noivos para saber se preferem que elas estejam com a mesma cor das madrinhas, combinar entre si ou ainda se cada mãe vai com sua cor de vestido.
A convidada pode usar preto, mas precisa ter bom senso e elegância. Nada de exageros ou vestidos ultracurtos e decotados. Casamento não é necessariamente uma balada! Quem deve chamar a atenção são os noivos.