– Luxação ocorre nas articulações. “Mecanismo de trauma no qual ocorre um deslocamento ou desencaixe da articulação. “É um desalinhamento da articulação. Muitas vezes as luxações podem ser mais graves que as fraturas, necessitando de intervenção imediata do ortopedista com tratamento cirúrgico”.
A luxação é o deslocamento das extremidades dos ossos que compõem uma articulação, provocando dor intensa, limitação nos movimentos, inchaços e hematomas. Luxação é o deslocamento repentino, parcial ou completo, das extremidades dos ossos que compõem uma articulação.
Saber como tratar a luxação dependerá diretamente do grau do problema. Se o caso for um pouco mais grave o médico, após a recolocação poderá imobilizar o local, por um ou dois meses, a fim de manter a articulação imóvel, até que possa ser feita a recuperação total.
A luxação é quando um osso sai completamente do seu lugar anatômico, sem que haja necessariamente uma fratura associada. Já uma contusão pode ser qualquer tipo de trauma em algum local do corpo, sendo mais comum nos membros superiores e inferiores (braços ou pernas, por exemplo).
Os sinais e sintomas de uma luxação são:
Na maioria dos casos, esse problema é tratado por meio de um procedimento cirúrgico, principalmente nas lesões de vários ligamentos. Além disso, o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios faz parte do tratamento para esse quadro.
No caso da luxação, o ideal é ir diretamente a um hospital ou pronto-socorro. O tratamento inicial consiste em manter o local mobilizado, pois a movimentação pode causar danos ainda maiores. Além disso, indica-se a aplicação de gelo para diminuir as dores e inchaços.