O que parte pelo todo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A sinédoque é uma figura de linguagem semelhante à metonímia. Ela se caracteriza pela substituição de um termo por outro e indica a parte mais restrita pela mais extensa, o todo, ou o todo pela parte.
O que é metonímia parte pelo todo?
A metonímia é uma figura de linguagem em que se utiliza um termo no lugar de outro. Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa. ... Costumamos dizer que este tipo de metonímia é aquele que substitui a parte pelo todo.
Quais são os tipos de metonímia?
Tipos de metonímia
O efeito pela causa (ou a causa pelo efeito) ...
A parte pelo todo (ou o todo pela parte) ...
O autor pela obra. ...
O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto) ...
A marca pelo produto. ...
O singular pelo plural.
O continente pelo conteúdo. ...
A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)
Mais itens...•28 de jul. de 2019
O que é paradoxo é exemplo?
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
O que é metonímia e personificação?
Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
Como fazer uma metonímia?
No caso da metonímia, não ocorre comparação, mas sim uma substituição de um termo por outro relacionado: Comprei um Cézanne. Nesse exemplo, houve a substituição do autor pela obra. Assim, o enunciador quer dizer que comprou uma tela de Paul Cézanne (1839-1906), e não que comprou o pintor francês.
Como identificar metonímia?
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
O que é comparação e 3 exemplos?
A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: ... (Comparação entre o amor por Pedro e por Micaela.)
O que é metonímia na língua portuguesa?
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, devendo haver uma relação de sentido entre ambas.
Qual é a função do metonímia?
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação.
O que é um exemplo de metonímia?
A metonímia é uma figura de palavra que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, com a qual se relaciona. Observe as palavras destacadas nas orações a seguir: - Meu pai tem duzentas cabeças de gado.