De maneira bem clara, orçamento de obras é a previsão de serviços, materiais e equipe necessários para a execução de um projeto. Essa tarefa consiste em planejar, prever custos e estabelecer valores dos serviços que serão realizados.
Passo a passo do orçamento de obra
Para obras de edificações, o indicador mais utilizado é o CUB (Custo Unitário Básico) resultante de uma pesquisa mensal pelo SINDUSCON de cada estado. Ele representa o valor médio por metro quadrado de cada estado obtido por meio de coleta dos valores praticados pelas construtoras.
Vamos então fazer uma conta rápida para saber como calcular o m2 de qualquer cômodo:
BDI DIFERENCIADO. Quando é obrigatório?
Divide-se o custo da obra pelo valor encontrado, obtendo-se o valor da obra em URAL. Na tabela acima, para uma obra de valor igual a URAL achamos o valor para a administração local.
A primeira é por taxa de administração, ou seja, quando é cobrada do cliente uma porcentagem sobre o custo final da obra – valor que fica entre 5% e 15%.
Administração de obras ou gerenciamento de obras é um serviço que tem como objetivo garantir a execução de projetos de arquitetura e engenharia à risca. Funciona como uma garantia de que tudo o que está previsto acontecerá dentro do prazo definido e orçamento estipulado.
Uma construção “a preço de custo” é aquela na qual os adquirentes do prédio constituem logo de saída um condomínio e fazem aportes mensais para uma empresa construtora erguer o prédio.
Como dissemos, uma obra tem início muito antes de que qualquer atividade construtiva seja feita no terreno. Afinal, é preciso organizar uma série de itens para que a sua construção seja realizada dentro da legislação e também de acordo com as normas técnicas da engenharia e da arquitetura.
Quais são fases de uma construção residencial?
Confira, então, quais são as principais etapas de uma obra e comece a se organizar para a sua construção!
9 passos para planejar a construção da sua casa do zero
Os materiais básicos são: cimento, tijolos, areia, blocos de concreto, argamassa, vergalhões, tubos de PVC, quadro de distribuição, reboco e caixas de luz.
Para não deixar você na mão, podemos estimar alguns prazos de construção nos métodos tradicionais brasileiros para os principais tipos de empreendimentos imobiliários para fins de orçamento ou modelos de viabilidade: Casas pequenas (100 m2): 4 a 6 meses. Casas grandes (400 m2): 8 a 12 meses.