Vertentes Triturantes (ou internas): planos e arestas situados na face oclusal propriamente dita (entre as cúspides vestibulares e linguais) ao longo das quais se movem as cúspides de suporte.
D O primeiro molar superior possui como característica a ponte de esmalte, que une a cúspide disto-lingual à cúspide mésio- vestibular, interrompendo o sulco mésio-distal. Nos incisivos centrais superiores as faces mesiais e distais são convergentes para a oclusal no sentido vertical.
Nos dentes anteriores (Incisivos e Caninos) é chamada de borda incisal. Já nos dentes posteriores (Pré-Molares e Molares) chama-se oclusal, pois ocorre a formação das cúspides que formam a mesa oclusal que é responsável por triturar os alimentos.
O odontograma é um dos mais importantes registros que faz parte da documentação odontológica, trata-se um diagrama gráfico que representa a boca do paciente, com todos os dentes devidamente identificados, seja através de números, letras maiúsculas ou pares numéricos.
Cada dente da arcada dentária exerce uma função diferente na nossa digestão, deixando o alimento pronto para seguir ao interior do organismo. Ao todo são 32 dentes, contando com o nascimento dos 4 sisos. Eles são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos são os quatro primeiros.
A principal função dos dentes incisivos é a de cortar os alimentos, tanto por sua localização na cavidade bucal quanto por sua forma.
A alimentação tem um papel fundamental na saúde bucal. Ou seja, quem tem uma saúde bucal em dia tem uma saúde geral melhor. Além disso, pessoas com dentes bem cuidados e um sorriso bonito tem uma vida social de mais qualidade. As nossas escolhas alimentares afetam diretamente na nossa saúde bucal.
Resumindo, são feitos diversos movimentos que tem a ver com o alinhamento dos dentes, mas, tirando as diversas opiniões que existem, e que muitos dentistas podem não concordar com isso, o dente mais importante para mastigar é o canino.
Os pré-molares são dentes da mastigação, devido a sua parte oclusal. Possuem forma de pentágono, são menores que o canino, tem as suas bordas convergentes, as arestas mesial e distal são semelhantes. O 1º pré-molar é maior que o 2º pré-molar. Os pré- molares só são encontrados na dentição permanente.
Os dentes são numerados de 1 a 32; começando superiormente da direita para a esquerda, e em seguida inferiormente, também da direita para a esquerda.
Os dentes anteriores são os seis dentes localizados na frente da boca em cada arcada. Logo atrás deles estão os pré-molares, e os molares estão localizados no fundo da boca. Os oito incisivos são os dentes achatados, quadrados e afiados, localizados na frente e no centro, usados para cortar alimentos.
A dentição é formada por dois grupos de dentes: anterior e posterior. Estes, por sua vez, estão divididos em dois subgrupos: o grupo de dentes anteriores consiste em incisivos e caninos; o grupo de dentes posteriores é formado por pré-molares e molares.
Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca. Esses dentes reservam espaço para os dentes permanentes que irão substituir os dentes decíduos após estes caírem.
Os dentes de leite, também chamados de temporários, decíduos ou dentição infantil, são o primeiro conjunto de dentes que uma pessoa tem. Uma criança tem 20 dentes decíduos — 10 inferiores e 10 superiores —, que começam a nascer, em geral, entre os 5 e 7 meses de vida.
O primeiro dentinho a cair vai ser por volta dos 6 anos, mas pode variar de uma criança para outra. Geralmente, os primeiros a cair são os incisivos inferiores. "A fase de troca dos dentinhos de leite é um momento muito especial na vida dos pequenos.
Normalmente, os primeiros dentes de leite começam a cair no período entre 4 e 6 anos de idade. Quando um dente começa a cair, leva cerca de um mês até o fim do processo. Enquanto isso, os dentes vão ficando moles e a raiz se desprende, naturalmente, da gengiva da criança.
“Normalmente, as crianças iniciam a perda dos dentes de leite aos 5 ou 6 anos. Mas as que tiveram os primeiros dentinhos mais cedo tendem a trocá-los mais precocemente. Quando isso ocorre, pode haver um atraso na erupção dos dentes definitivos e perda de espaço para os novos.
Isso significa que os dentes da frente provavelmente serão os primeiros, sendo seguidos pelos dois próximos de cada lado, e assim por diante. Esses dentes de leite vão cair entre a idade de 6 e 12 anos.
De acordo com a American Dental Association, em uma dentição normal, todos os 32 dentes permanentes já nasceram por volta dos 21 anos de idade, substituindo os primeiros 20 dentes decíduos ou "dentes de leite".
Normalmente, os primeiros dentes aparecem por volta dos seis meses de idade, mas isso pode acontecer antes ou depois (entre três meses e um ano). E não há motivo para preocupação, já que cada criança tem seu próprio tempo.
Em torno dos 15 meses de vida, saem os primeiros molares superiores; a seguir, os inferiores; depois, os caninos; e, aos 18 meses, os segundos molares inferiores, seguidos pelos segundos molares superiores, aos 24 meses.
Depois de erupcionados todos os dentes de leite, irrompem os quatro (4) Primeiros Molares permanentes, dois na arcada dentária superior e dois na inferior, o que ocorre em redor dos 6 anos de idade, mas pode acontecer aos 5 ou aos 7 anos de idade. Geralmente os inferiores nascem primeiro.
Condição clínica dos primeiros molares permanentes: de crianças entre 6 e 8 anos de idade.