Esta dança é semelhante à que os alemães conhecem como ritsch-polka. ... No xote do Chico Sapateado os bailarinos alternam movimentos da polca, abraçados pela cintura, com voltas e sapateados, durante os quais eles se tocam através das pontas dos dedos da mão direita.
De andamento médio, o xote é pautado normalmente em compasso dois por dois possuindo repertório consagrado em ambos os polos de tonalidade – maior e menor. O xote faz parte dos festivos juninos aninhado a gêneros como o baião, o xaxado e arrasta-pé.
O forró é dançado ao som de vários gêneros musicais brasileiros tipicamente nordestinos, além do gênero musical forró, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o arrasta-pé, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco, e algumas vezes, o maracatu.
Quais os principais passos de forró ?
Os passos básicos elementares são: dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, Saci-Pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada, este último claramente identificável na capoeira.
Normalmente, as competições são de times, os quais cada time é um casal, e um júri especializado julga a execução dos passos, bem como variáveis como ritmo e beleza do uniforme.
Dependendo do estilo de música tocada – baião, xote, xaxado, forró universitário ou eletrônico – a maneira de dançar também é alterada. Os principais destinos para quem aprecia dançar forró são: Itaúnas (ES), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
Região Nordeste do Brasil
1. São João de Campina Grande (PB) Shows, quadrilhas e muito forró animam os mais de 2 milhões de visitantes que passam por Campina Grande todos os anos. E não podia ser diferente: conhecida como “o maior São João do Mundo”, essa festa se estende por 30 dias e garante muita folia e animação!