A transição de homens tradicionais para homens modernos representa intensas transformações que permitem uma liberdade de ousar e de se expressar em sobreposição às características patriarcais — controle irrestrito da família, dos negócios e de seus próprios sentimentos — tão questionadas nos dias atuais.
Nasce então uma liberdade em torno da imagem, de seu cuidado e estilo. Mesmo que ainda sejam utilizados termos como “Homem feminino”, que só contribuem para o bloqueio dessa tentativa de expressão masculina. O Homem moderno cria então novas demandas de consumo, em termos de vestuário e acessórios, dando espaço para cada representação de si.
Homens modernos querem ser amados, aceitos pela sociedade que também os estigmatizaram como provedores. Para isso, buscam o aperfeiçoamento da sua imagem pessoal e do seu perfil profissional para terem mais tempo com a família.
Para o mercado, isso pode parecer uma dificuldade, entretanto, com o surgimento de tecnologias capazes de delimitar esse perfil de consumo com mais eficácia, é possível oferecer para os consumidores uma gama impressionante de opções adequadas.
Essa característica é atemporal e também foi marcante para outras gerações. Apesar disso, a ambição profissional dos homens modernos mudou sua roupagem: muitos preferem qualidade de vida, sendo, dessa forma, o principal objetivo para a escolha de uma profissão, e não apenas o acúmulo de riqueza para demonstrar poder.
Homens modernos também podem ser “retro”, mas essa referência está pautada apenas na imagem, já que os valores mudaram e são bem diferentes do que foram em gerações passadas.
Apesar dessa pluralidade, existem alguns aspectos comuns aos homens modernos que devem ser observados para classificá-los como tal. Neste texto, mostraremos quais são essas características. Confira!
Essa habilidade de se sentir confiante perante a sociedade e os desafios impostos por ela é outra característica identificada em homens modernos. Além disso, é comum observar o esforço em evitar conflitos, tons de fala mais suaves, simpatia, empatia e um conjunto de habilidades que promove o reconhecimento social.
Hoje, os homens modernos, pode-se dizer, são aqueles que rompem padrões culturais estereotipados — a superioridade branca, heterossexual e detentora dos meios de produção — para se apoderarem de um leque de opções que extinguem a exigência de um único modelo masculino.
Em relação à família, esse tipo mais evoluído coloca as relações e a educação dos filhos em primeiro lugar, deixando de lado as conquistas materiais e até mesmo as pessoais. Por isso, vemos tantos homens trocarem a agitação do dia a dia nas empresas pelos afazeres domésticos.
Homem Domestico participa do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Agora que você conhece as características dos homens modernos, que tal descobrir como adotar o estilo moderno?
Não pense que os limpadores de ralo à base de produtos químicos são a solução fácil para os bloqueios da pia da cozinha. Os produtos químicos às vezes podem causar mais danos à pia da...
Mas a grande maioria é metrossexual: preocupa-se constantemente com a aparência, usa cosméticos, se dá a liberdade de escolher entre cores, estampas divertidas e combinações inusitadas entre o clássico e o moderno, ou seja, são bastante flexíveis no modo de se vestir.
O retrossexual, aquele modelo de estilo mais desleixado, mesmo sendo menos vaidoso e menos ligado à moda, se faz apenas como uma nova versão desse tipo masculino.
Assim, o homem moderno pode escolher se vestir como um macho alfa, mas também não se sente oprimido se optar por peças de crochê, renda ou glitter — como mostrou, em 2015, Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, que estreou no mundo da moda a proposta de roupas para um homem feminino.
Como a maioria das pessoas, experimentei minha cota de acidentes na lavagem das minhas roupas. Desde descolorir minhas roupas com alvejante ou encolher minhas roupas na secadora – devo dizer...