O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com o governo. Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.
Para o programa Aprendiz, o jovem recebe salário mínimo e a taxa mensal que a empresa paga ao CIEE fica em torno de R$ 200. E ambos os contratos, de estágio e de aprendiz, têm dois anos de duração.
No âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que assina contrato especial de trabalho que o leva a atuar na empresa e numa instituição formadora concomitantemente. Ele tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos que está aprendendo na instituição, no dia a dia da empresa.
A partir do primeiro mês de estágio o CIEE encaminha aos estagiários um questionário de avaliação. Essa prática auxilia o CIEE a conhecer as atividades de estágio desenvolvidas pelos seus parceiros além de manter estreita aproximação com os estudantes.
Sim, uma vez que os pagamentos deverão ocorrer até o 5.º dia útil do mês subsequente ao evento.
Salários de CIEE (Brazil)