O que é necessário para estudar em Portugal?
O processo é todo realizado online e no site das universidades de Portugal: você vai precisar preencher um formulário, anexar documentos como passaporte, certificado de conclusão do Ensino Médio, nota do ENEM histórico escolar, e, em algumas seleções, currículo em modelo europeu e uma carta de motivação.
Existem várias opções de como permanecer legalmente em Portugal:
Saiba quais são algumas das condições para ingresso:
Para se candidatar é preciso ter feito a edição mais recente do Enem ou de até três anos anteriores ao processo de seleção e ter o certificado de conclusão do ensino médio. Apesar de ser uma universidade pública, diferente do Brasil, não é gratuito, é preciso pagar taxas.
Os brasileiros poderão estudar no Instituto de Bragaça, em Portugal, com o Enem. Instituição é a 20ª que assina acordo com o Inep. O Instituto Politécnico do Porto (IPP) firmou o acordo com o Inep para selecionar estudantes brasileiros com a nota do Enem.
Podem se candidatar ao ENEM na Universidade de Lisboa quem tiver realizado a prova mais recente do ENEM ou feito o processo seletivo nos últimos 3 anos. A condição para o estudante participar do processo seletivo é ter o certificado de conclusão do ensino médio.
Você também pode conseguir bolsa de estudo por meio do Consulado Geral de Portugal. A bolsa de estudo Luso-Brasileira da Fundação CAPES. As candidaturas às bolsas precisam ser apresentadas em formulários CAPES. Esses formulários devem ser solicitados para esse órgão, assim como os demais requisitos para a candidatura.
O valor da bolsa é definido anualmente pelo Estado, correspondendo a cinco vezes o salário mínimo nacional em vigor no início do ano letivo em que é atribuída. O número de bolsas a conceder e a seleção dos alunos pelas Escolas da ULisboa são definidos de acordo com o número de alunos inscritos no ano anterior.
Os estudantes internacionais que ingressem na Universidade de Coimbra (UC) através de exames exteriores à instituição, como o ENEM, International Baccalaureate, A-Level, Gaokao, Liankao e Exame Unificado de Macau, têm oportunidade de se candidatar a bolsas de mérito de várias tipologias.
Os estudantes inscritos nas licenciaturas, mestrados e mestrados integrados da U. Porto podem candidatar-se a bolsas de estudo atribuídas pelos Serviços de Ação Social da Universidade (SASUP). A bolsa de estudo consiste numa prestação pecuniária mensal, para comparticipação nos encargos com a frequência do curso.
Porto em tempo integral varia entre os 3.
Processo seletivo para entrar na Universidade do Porto Para os interessados fazer a graduação na Universidade do Porto, é possível recorrer à nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com exceção do curso de Medicina.
Para candidatar-se a uma vaga na Universidade do Porto é preciso pagar a taxa de de 100 euros para cada curso escolhido, ser brasileiro, não residir em Portugal há mais de 2 anos, possuir diploma do ensino médio e informar sua classificação no Enem.
Quanto preciso tirar no ENEM para estudar em Portugal Em Portugal, a escala de classificação é de 0 a 200 pontos, na maioria dos casos, e a pontuação do ENEM apresenta escala entre 0 e 1.
Lista atualizada de universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem
Então, a candidatura deve ser realizada no próprio site da instituição, já que a seleção é feita de forma online. A condição para isso é que o aluno tenha conquistado a média mínima de 600 pontos no Enem para os cursos de graduação e de 700 pontos para os mestrados.
A classificação final será obtida pela nota “H” multiplicada por 20 e dividida por 1000, ou seja: 719,50 x 20/1000 = 14,39.
O estudante também pode aplicar, a partir da aprovação, em alguma graduação brasileira que tenha o curso semelhante ao que deseja na instituição de ensino francesa escolhida. Universidades como Université Paris-Sud e École Normale Supérieure ainda estão aceitando o ingresso via Enem, em 2021.
As notas de corte estão sempre entre as mais altas, perdendo apenas para Medicina. Seguindo a tendência apontada pelas últimas edições é possível afirmar que para conseguir uma bolsa no curso de Direito é preciso obter mais de 650 pontos no Enem.