Medir é comparar uma determinada grandeza com outra grandeza, a qual foi escolhida como unidade de medida.
medir - verbo
substantivo deverbal Ação de medir, de avaliar ou de calcular: quero que você meça o terreno. [Figurado] Ação de utilizar moderadamente: meça suas palavras!
Resposta. Resposta: Medir significa comparar uma quantidade de uma grandeza física com outra de mesma natureza, tomando uma delas como um padrão pré-definido. Por exemplo, dizer que uma pessoa mede 1,8 metros, significa dizer que esta pessoa é 1,8 vezes maior que um comprimento padrão adotado, neste caso o metro.
O verbo medir é um verbo irregular, apresentando uma alteração no radical de med- para meç- em algumas formas conjugadas do presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo. Nas formas rizotônicas, a vogal e apresenta uma pronúncia aberta (é).
Significado de medir Determinar a extensão, a altura ou a grandeza de; mensurar: medir a área de um terreno; ainda preciso medir. Fazer a avaliação aproximada de algo, sem usar sistemas de medidas; calcular: medir o fundo de um pote. Ter a extensão, a altura ou a grandeza de: o rapaz mede quase dois metros.
A forma correta de escrita da palavra é meço, com ç. A palavra messo, com ss, está errada. Meço é a forma conjugada do verbo medir na 1.
A palavra meça é normalmente relacionado a terceira pessoa do imperativo do verbo medir, é uma ordem para que se faça a ação de medir. Se fosse na segunda pessoa a forma correta seria mede: "mede tu". Meça também corresponde à primeira e terceira pessoa do subjuntivo presente no singular: que eu meça, que ele meça.
afirm.: mede, meça, meçamos, medi, meçam.»
Significado de agregado Que permanece unido; reunido. Tudo o que se caracteriza pela reunião de; aglomerado. [Brasil] Pessoa que participa do convívio familiar como se fosse membro da família.
Onde fazer a inscrição e a exclusão do agregado
Granulometria – NBR NM 248 (ABNT, 2003) DEFINIÇÕES: Composição Granulométrica: proporção relativa das massas dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado, expressa em percentagem.
O termo “agregados do solo” descreve o resultado de diversos processos biológicos, físicos e químicos que, juntos, promovem a união de partículas. ... Em outras palavras, os agregados do solo se referem a vários conjuntos de partículas minerais que, ao se ligarem à matéria orgânica, formam pequenas estruturas.
A estabilidade de agregados é um indicador da resistência do solo à erosão e à pressão mecânica do tráfego de máquinas e de implementos. Em Sistema Plantio Direto (SPD)), ao longo do tempo, aumentam a estabilidade de agregados em água e a agregação das camadas superficiais do solo.
A matéria orgânica, os óxidos e os hidróxidos são agentes cimentantes, tanto das partículas primárias quanto das partículas secundárias do solo. Podem-se incluir, também, os ciclos de umedecimento e secagem como importante fator ambiental que interfere na agregação do solo (Carvalho, 1991 & Maltoni, 1994).
A estrutura de um solo é a sua característica física expressa pela forma, dimensão e arranjo das suas partículas sólidas e dos vazios que a elas se associam. A estrutura do solo está relacionada com a presença no solo de grandes moléculas minerais, como as das argilas, e orgânicas, como as do húmus ou ácidos húmicos.
Quando houver predomínio de partículas minerais de maior diâmetro, o solo é classificado como cascalhento, ou arenoso; quando houver predomínio de minerais coloidais, o solo é classificado como argiloso. ... A estrutura do solo descreve a maneira como as partículas do solo estão agregadas.
A classificação de um solo é obtida a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam.
A estrutura do solo influencia a aeração, a infiltração e disponibilidade de água, a atividade biológica e vários atributos químicos, interferindo na produtividade das culturas.
O solo é um recurso natural renovável que desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola, pois carrega em sua composição os nutrientes essenciais para as plantas. ... Marcelo afirma que anualmente são realizadas aproximadamente quatro milhões de análises de solos no País.
A importância de estudar o solo, se deve ao fato dele ser um componente fundamental do ecossistema terrestre, além de ser o principal substrato utilizado pelas plantas para seu crescimento e disseminação, fornecendo nutrientes e água.
Em razão da dimensão territorial do Brasil, é possível identificar diversos tipos de solo que são diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação. No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.
O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário.
De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).
Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.
Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão o clima, a incidência solar, a rocha que originou o solo, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc. O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, humoso e calcário. Solo arenoso: possui grande quantidade de areia.