Mas foi durante o governo de Jango que surgiram as chamadas Reformas de Base. Sob essa denominação estavam as reformas agrária, bancária, fiscal, urbana, administrativa e universitária. ... A principal das Reformas de Base era a reforma agrária, que pretendia atacar a secular existência dos grandes latifúndios no país.
O objetivo das reformas, dizia Jango, era o de alterar a estrutura econômica e social do país e sua dependência do capital externo. Mas a alternativa de política conciliatória proposta por João Goulart sofreu ataques da direita e da esquerda.
As Reformas de Base foram criadas durante o mandato presidencial de Juscelino Kubitschek (1956-1961) pelo partido do então vice-presidente da República, João Goulart. ... A instabilidade política do governo de Jânio Quadros levou-o à renúncia do cargo de presidente da República, em 25 de agosto de 1961.
João Goulart
Resposta: As Reformas de Base eram um conjunto de medidas que objetivam restruturar as instituições políticas, jurídicas e econômicas do país. Entre as principais reformas de base estavam: agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).
João Goulart assumiu a presidência do Brasil em 1961 em meio a um quadro de grande instabilidade política e econômica. ... O Plano Trienal foi uma proposta elaborada por Celso Furtado que visava combater a inflação e fazer o Brasil crescer a uma taxa de 7% ao ano, além de iniciar uma política de distribuição de renda.
Assim sendo, o objetivo mais imediato do Plano Trienal seria “planejar a estabilização em condições de desenvolvimento, a fim de que, em uma fase subseqüente, pudesse planejar a intensificação do desenvolvimento sem comprometer a estabilidade”.
Resposta. Resposta: Proposto pelo Ministro do Planejamento Celso Furtado no governo de João Goulart, o Plano TRIENAL era uma resposta política para a disparada da inflação, que se encontrava em 1963 na taxa de 78,4%, e a deterioração do comércio externo.
O Trienal fracassou no seu intento de estabilizar a economia e já em seu primeiro ano a taxa de crescimento ficou em 0,6% - contra uma previsão de 7% - e a inflação subiu para quase 80% no Índice Geral de Preços (IGP) dezembro a dezembro, enquanto a expectativa era de que a inflação declinasse.
Tropas militares, na madrugada do dia 31 de março de 1964, sob o comando do general Olympio Mourão Filho marcharam de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro com o objetivo de depor o governo constitucional de João Goulart. O presidente encontrava-se no Rio de Janeiro quando recebeu um manifesto exigindo sua renúncia.
Os atos institucionais permitiram o regime militar a cassar mandatos de políticos – em 1964, isso foi realizado maciçamente –, a alterar a constituição, cassar direitos políticos de cidadãos, retirar o direito de voto da população brasileira, cassar todos os partidos políticos que existiam no país, fechar o Congresso, ...