Resposta: Acordo que demarcou as áreas de domínio territorial de Portugal e Espanha. O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado entre o reino português e a coroa castelhana, cujo o objetivo era a demarcação e divisão das terras conquistadas por ambos os reinos no período das Grandes Navegações.
Segundo esse documento, o reconhecimento das fronteiras passaria a adotar o princípio de utis possidetis. Isso significava que quem ocupasse primeiro uma região teria seu direito de posse. Dessa forma, Portugal garantiu o controle das regiões da Amazônia e do Mato Grosso.
No dia 7 de junho de 1494, as potências da época, Portugal e Espanha, assinaram o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo em duas metades. ... Dessa reunião resultou no Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494. Com base no documento, as terras do chamado Novo Mundo ficariam repartidas entre as duas nações.
A Destruição dos Sete Povos das Missões em 1756. A diminuição da influência que jesuítas tinham na região do Brasil. E a morte de mais de 20 mil índios guaranis da região dos Sete Povos das Missões!
O Tratado de Utrecht, de 1713, estabeleceu imposições à Espanha e à França ao fim da Guerra de Sucessão Espanhola. O chamado Tratado de Utrecht, instituído em 1713, constituiu um conjunto de imposições à Espanha e à França determinado pelos países vencedores da Guerra de Sucessão Espanhola.