Resposta. O Renascimento Artístico representou uma das vertentes do período renascentista com a profusão de diversas obras. ... Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecida durante séculos.
Literatura Renascentista Dante Alighieri (1265-1321): escritor italiano, autor da Divina Comédia. Willian Shakespeare (1564-1616): poeta e dramaturgo inglês, autor de Romeu e Julieta e Hamlet. Miguel de Cervantes (1547-1616): poeta, romancista e dramaturgo espanhol, autor de Dom Quixote de la Mancha.
Renascimento literário Na literatura generalizou-se a utilização do dialeto toscano, que seria matriz da língua italiana contemporânea. Mas foi Francesco Petrarca (1304-1374) o "pai do humanismo e da literatura italiana".
As idéias que caracterizam o Renascimento tiveram sua origem na Florença do final do século XIII, em particular nos escritos de Dante Alighieri (1265-1321) e Petrarca (1304-1374). A literatura e a poesia do Renascimento foram amplamente influenciadas pelo desenvolvimento da ciência e da filosofia.
Sob tal aspecto, observamos que o renascimento tinha uma expressa tendência humanista. Isso quer dizer que as preocupações, sentimentos e comportamentos humanos passavam a ser extremamente valorizados no campo da literatura, da pintura, da escultura e até nas instituições políticas.
A idade média foi chamada de: a idade das trevas por causa em sua maioria da grande opressão da igreja católica depois da idade média nasce o renascimento que nada mais é do que a ideia de repensar os erros da idade média e corrigi-los como como a cultura a liberdade o comércio etc...
Durante o renascimento , aconteceram muitos fatos que influenciaram significavelmente em tudo que sabemos hoje, qual a alternativa abaixo que mostra algumas coisas que aconteceram durante o renascimento? A- grandes Navegações e reformas protestantes. b- invenção da televisão e reformas protestantes.
O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.
Durante o Renascimento houve um grande desenvolvimento naval, comercial e urbano, o que resultou em um significativo crescimento econômico, que deu origem a uma nova classe social, a burguesia. ... A arquitetura foi a primeira das artes a ser influenciada pelos ideais renascentistas.
Pode-se afirmar que a Itália foi o berço do Renascimento porque foi nela que o renascimento comercial surgiu, isto é, as cidades desenvolveram uma classe burguesa comerciante, e isso revigorou a economia e o desenvolvimento no país, que na época, era dividido.
Vários foram os fatores que fizeram da Itália o berço do Renascimento destacando o desenvolvimento comercial urbano, a ação dos Mecenas (financiavam os artistas), a fuga dos sábios bizantinos que levaram sua cultura clássica, e por ser a sede do Império Romano, onde se preservou monumentos arquitônicos.
Resposta. Resposta: Itália é considerado o berço do renascimento.
Mediante o volume de obras e artistas que aparecem na Itália, os historiadores resolveram periodizar o Renascimento Italiano em três fases distintas: o Trecento, que corresponde à fase inicial do movimento renascentista, no século XIV; o Quattrocento, onde temos vários trabalhos na cidade de Florença, os quais ...
Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes ...
O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.
Explicação: Os artistas do Renascimento introduziram inovações técnicas que marcaram a história da arte, entre elas o realismo, o domínio da perspectiva e o autorretrato.
Resposta. O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana, que surgiu na nas cidades da Península Itálica em meados do século XIV. O homem, a obra mais perfeita do Criador, era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza.
Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações. Durante este período os artistas (das Belas-Artes) deixam de ser considerados meros artesãos e passam a ser vistos como homens intelectuais.