A expansão para outros territórios já era uma prática comum para muitos Impérios antigos. Porém, o termo imperialismo foi cunhado para abarcar especialmente as políticas de expansão e de conquistas de novos mercados adotadas pelas potências industriais durante a segunda metade do século XIX.
Porque o imperialismo foi umas das causas da primeira guerra mundial, pois os países imperialistas tinham interesses em dominar territórios e áreas cada vez maiores no mundo. ... Assim se deu início as rivalidades que por fim, resultaram na primeira guerra mundial.
As potência imperialistas passaram a praticar o neocolonialismo na África e na Ásia, ou seja, passaram a ocupar outras nações, obtendo acesso às matérias-primas, à mão de obra barata e aos mercados consumidores desses países.
Resposta. Os fatores que levaram à expansão do imperialismo, foi: -As grandes potências econômicas da Europa, buscavam ampliar seus mercados e estavam a procura de grandes quantidades de matéria-prima, produzidas por um baixo custo, então essas nações, a partir do século XIX, começaram a explorar a África e Ásia.
Os europeus dominaram territórios na África e Ásia desde a segunda metade do século XIX até o final da Grande Guerra (1918), em alguns locais esse domínio se estendeu até a década de 1950. ... A Conferência foi convocada com o objetivo de se evitar conflitos armados entre países europeus que disputavam colônias.