A postura correta melhora a qualidade de vida porque diminui a dor nas costas, aumenta a autoestima e ainda diminui o volume da barriga porque ajuda a conferir um melhor contorno corporal.
Do latim positūra, a postura é a posição ou atitude que alguém adota em determinado momento ou em relação a algum assunto. ... Trata-se, sim, de uma atitude de recolhimento perante uma perda afetiva. As normas de comportamento e as regras sociais têm uma grande incidência nas posturas que se adotam em público.
Podemos definir a boa postura como aquela em que nosso corpo adquire uma posição específica para a realização de uma atividade. Essa posição é conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os ossos, músculos e articulações alinhados.
Saúde e Bem-estar. Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este equilibra todo o resto.
Pessoas com boa postura, passam uma imagem de poder e dominação, pois a sua confiança e segurança refletem diretamente no comportamento e atitudes. Manter a postura ereta auxilia na abertura das vias aéreas, garantindo uma respiração adequada.
A postura correta consiste em ambos os polegares apontando para frente e os ombros alinhados. Ortopedistas e fisioterapeutas conseguem identificar os pacientes que não seguem esses padrões a partir testes. Assim, é definido o melhor tratamento para cada caso.
Curvaturas normais e curvaturas patológicas Vista de frente, a coluna vertebral parece reta. Observada de lado, porém, apresenta curvaturas fisiológicas na região do pescoço (lordose cervical), do tórax (cifose torácica), da cintura (lordose lombar) e da bacia (cifose sacrococcígea), que lhe conferem o aspecto de um S.
Os sintomas mais comuns são:
Para corrigir a má postura é necessário posicionar corretamente a cabeça, fortalecer os músculos das costas e da região abdominal porque com os músculos abdominais e eretores da coluna fracos há uma tendência maior para os ombros ficarem caídos e voltados para frente, proporcionado a hipercifose, conhecida popularmente ...
Para tratar a cifose moderada são recomendadas sessões de fisioterapia com acompanhamento de um profissional, pelo menos 1 vez por semana durante 1 hora. Devem ser realizados exercícios cinesioterápicos, utilizando métodos de treino direcionado, como reeducação postural global, pilates e isostretching, por exemplo.