Foi uma nova política econômica, seguida na URSS, após o fim do comunismo na guerra de 1921, e com a ascensão ao poder de Stalin, era um programa com o objetivo de reconstruir a nação; baseada nas pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, para fazer com que a união soviética saísse ...
Era preciso uma iniciativa ousada para tentar reorganizar o país. ... Os princípios da NEP baseavam-se em estabelecer liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capitais estrangeiros para a reconstrução do país.
Em março de 1921, Lênin adotou a implantação da NEP (Nova Política Econômica) a fim de reestruturar a economia e acabar com as desigualdades sociais, a fome e a miséria na Rússia. O objetivo deste texto será abordar a Nova Política Econômica e suas principais consequências para a Rússia socialista.
No âmbito comercial, a NEP autorizou a presença de um setor privado que atuaria no comércio varejista, a formação de cooperativas que poderiam atuar em toda a economia e preservava boa parte do setor atacadista sob a administração do Estado. No campo, o processo de coletivização das propriedades era mantido.
O objetivo da NEP, idealizada por Lênin, era recuperar a economia soviética, que havia sido devastada pela Guerra Civil Russa - 1917 a 1922 - e pelas políticas a curto prazo do Comunismo de Guerra. ... A NEP vigorou de 1921/1922 a 1928, quando foi substituída pela política de coletivização, imposta por Stálin.
Resposta. A Nova Política Econômica foi a economia adotada na União Soviética para tirar o país da crise após a guerra civil. Fez uso de elementos capitalistas na ideologia comunista. Em 1917, a Rússia passou por uma grande revolução que derrubou o tradicional regime czarista no país.
Resposta. Deixou de viver em estado monárquico, após a revolução foi adotado o sistema político socialista.
Desestalinização e a Era Khrushchev. Após a morte de Joseph Stalin em março de 1953, ele foi sucedido por Nikita Khrushchev como Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética e Georgy Malenkov como Primeiro-ministro da União Soviética.
Em abril, Stalin ficou em terceiro lugar nas eleições bolcheviques para o Comitê Central do partido; Lenin ficou em primeiro e Zinoviev em segundo.
A Desestalinização refere-se ao processo de eliminação do culto da personalidade e do sistema político stalinista criado pelo líder soviético Josef Stalin.
A desestalinização foi a política de eliminação do culto pessoal ao líder soviético Joseph Stalin, e teve início após a sua morte. Um dos grandes dissidentes de Stalin e pioneiros do processo foi Nikita Khrushchev, líder soviético que sucedeu a Stalin.
União Soviética foi uma nação que surgiu como resultado da implantação do socialismo na Rússia. Foi a grande potência que rivalizou com os EUA durante a Guerra Fria. ... A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista.
A dissolução da União Soviética ocorreu em 26 de dezembro de 1991, como resultado da declaração nº. 142-Н do Soviete Supremo da União Soviética. A declaração reconheceu a independência das antigas repúblicas soviéticas e criou a Comunidade de Estados Independentes (CEI).
Os acontecimentos de agosto de 1991, contudo, marcaram o colapso, quando um golpe suspendeu as atividades do Partido Comunista. O partido perdeu os poderes no Conselho Supremo da URSS, por decisão dos deputados integrantes do Congresso. A dissolução do congresso da União Soviética foi anunciada em setembro de 1991.