O que fazer em caso de choque anafilático
O angioedema pode ser uma reação a um fármaco ou outra substância (fator desencadeante), uma doença hereditária, uma complicação rara do câncer ou uma doença imunológica; no entanto, às vezes, a causa é desconhecida. O angioedema pode envolver inchaço da face, garganta, trato digestivo e vias aéreas.
O angioedema é uma situação caracterizada pelo inchaço mais profundo da pele, afetando principalmente os lábios, mãos, pés, olhos ou região genital, e que pode durar até 3 dias e ser bastante desconfortável. Além do inchaço, pode haver também sensação de calor e ardor no local e dor na região do inchaço.
Os sinais e sintomas de angioedema incluem o aparecimento de “inchaços” das zonas finas da pele, tipicamente lábios (angioedema labial), escroto (angioedema genital), região à volta dos olhos (angioedema ocular), etc.. Este “inchaço” pode ser tão intenso que pode provocar mesmo deformação completa da cara ou outros ...
Confira: Evite contato com possíveis desencadeadores alérgicos como alimentos, medicamentos, pólen, pêlos de animais, látex e picadas de insetos. Use um anti-histamínico de venda livre para ajudar a aliviar a coceira. Experimente aplicar compressas frias sob o inchaço na pele.
Para reduzir o inchaço induzido pela alergia, tente colírios ou enxague com solução salina para lavar os alérgenos dos olhos. Para a pele irritada, as pomadas lubrificantes não apenas atuam como uma barreira entre a pele e os alérgenos, mas também podem acalmar e aliviar a vermelhidão.
Os descongestionantes são muito usados como complemento dos anti-histamínicos para sintomas de congestão e secreção nasal, porque desincham os tecidos inflamados aliviando a congestão nasal, vermelhidão e o muco. Os remédios mais usados são a pseudoefedrina, fenilefrina ou oximetazolina, por exemplo.
Edema facial é um inchaço que ocorre no rosto. Isso pode acontecer como resultado da pressão que é colocada na face durante o sono, pode surgir de uma lesão facial ou indicar uma condição médica subjacente. O inchaço pode afetar apenas um lado do rosto ou ambos. Um edema facial também pode afetar o pescoço ou garganta.
Inchaços na cabeça podem ter várias causas. Por exemplo, um hematoma (conhecido popularmente como galo), um tumor ósseo benigno, um acúmulo de gordura, dentre outros. Dependendo da causa, são necessários exames específicos.
O rosto inchado pode ser sinal tanto de uma alergia da pele, quanto de uma alergia respiratória (rinite alérgica, por exemplo).
Outras situações mais graves e que devem ser sempre avaliadas pelo médico incluem alterações nas glândulas salivares, hipotireoidismo, paralisia facial periférica, síndrome da veia cava superior, angioedema, ou doença renal, que causa inchaço principalmente na parte inferior dos olhos.
Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva doce. Eles ajudam na diminuição do edema. Use água termal (gelada!)
Os líquidos que circulam fora das células do nosso organismo —conhecidos como líquidos extracelulares— são os principais responsáveis por deixar nosso rosto (e também outras partes do corpo) inchado ao acordar pela manhã ou após um longo cochilo.
Para diminuir o inchaço do rosto, dez dias após a cirurgia é recomendável realizar sessões de drenagem linfática, na própria clínica onde foi feita a operação. Essa medida ajuda a pele a retornar mais rapidamente ao seu estado natural.
Lipoaspiração: acabe com o edema
Em alguns casos a dor e o inchaço pode se prolongar por alguns dias, mas normalmente dentro de 3 ou 4 dias esse quadro já se normalizou. Existem algumas infecções pós extração que devem receber o devido cuidado. Não é normal esse inchaço após 6 dias, e muito menos essa secreção!
Quanto tempo de recuperação? Nos primeiros 3 dias há bastante inchaço e algumas áreas podem ficar roxas. Após 4-7 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que não exijam esforço físico. Atividades aeróbicas leves são liberadas após duas semanas e academia entre 3 e 4 semanas.
Nos primeiros dois dias após a bichectomia – cirurgia de redução das bochechas para afinar o rosto – é aconselhada dieta liquida e pastosa. Alimentos gelados como sorvetes e sucos são sempre indicados, pois ajudam a diminuir o edema na região. Após o terceiro dia uma dieta com alimentos sólidos já pode ser retomada.
A bichectomia é uma cirurgia plástica para retirada da bola de Bichat - tecido gorduroso localizado na região interna das bochechas. A cirurgia plástica envolve dois cortes dentro da boca, um de cada lado. O procedimento estético, que dura cerca de 30 minutos, pode ser feito com anestesia local.
O tamanho da gordura de bichat varia de paciente para paciente, e têm em média de 3 a 5 ml. Quando a sutura é feita com fios não absorvíveis, o paciente retorna em alguns dias para retirada dos pontos e para que seja feito o acompanhamento da cirurgia de forma mais pessoal.
Apesar de ser um procedimento simples, também existem cuidados com a bichectomia no pós-operatório. Após a intervenção é necessário usar uma faixa compressiva na região para reduzir o surgimento de hematomas e do inchaço ocasionado pelo procedimento.
8 – As bochechas podem voltar ao normal após a Bichectomia? O resultado após a retirada da bola de Bichat é, na maioria dos casos, definitivo. No entanto, ganhos acentuados de peso e o processo natural de envelhecimento facial podem alterar o resultado com o tempo.
A fibrose após bichectomia caracteriza-se pelo endurecimento da região da cicatriz. Apresenta-se em formato de um caroço e compromete o resultado da cirurgia. A fibrose contribui para que o trismo se perdure por mais tempo e pela presença de dor na região.