O que fazer: aplicar compressas de gelo nos dedos e na mão inchados para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo para a área e reduzir a dor e o inchaço. Além disso, deve-se consultar o ortopedista que pode indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia.
As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização. Já os traumas indiretos ou entorses provocam ruptura de grau variável dos ligamentos que estabilizam as articulações.
Qual o tratamento? O médico recolocará o dedo no lugar e para mantê-lo assim, o médico usará uma tala por algumas semanas. A aplicação de gelo por 8 minutos, seguidos de 3 minutos de pausa durante 30 minutos ajudará a reduzir o inchaço. A mão deve ficar elevada o máximo de tempo possível.
Repouso, aplicação de gelo, elevação do membro são as primeiras terapias para todas as lesões agudas. Envoltos de compressão podem ser perigosos se eles interferirem na circulação de sangue da ponta do dedo ou se comprimirem os nervos.
Na neuropatia axonal há degeneração de axônios, afetando quase sempre os de maior calibre primeiro e de forma mais intensa. No exame do nervo em pequeno aumento chama a atenção a pobreza em baínhas de mielina. A grande parte dos axônios restantes são amielínicos.
Axonotmese é um tipo de lesão dos nervos. Ocorre quando há rompimento dos axônios, mas a bainha epineural se mantém intacta. Como resultado, os estímulos elétricos deixam de ser transmitidos, causando paralisia sensorial e motora.
Nas lesões dos ramos terminais, classifica-se o grau de lesão nervosa em neuropraxia, axonotmese e neurotmese. Na neuropraxia há preservação da estrutura do nervo. A axonotmese apresenta degeneração walleriana com ruptura axonal. A neurotmese é a situação mais grave, onde ocorre a descontinuidade do nervo.
Significado de Neurorrafia substantivo feminino [Medicina] Cirurgia que tem como objetivo restaurar a ligação de um nervo seccionado. Etimologia (origem da palavra neurorrafia). Neuro + rafe + ia.
O sural é um nervo puramente sensitivo, formado a partir dos ramos cutâneos dos nervos tibial e fibular comum, que se estende desde a fossa poplítea pelas regiões posterior e lateral da perna até a superficie lateral do pé e calcanhar, ultrapassando a região retromaleolar5.
O termo neuroma traumático é usado para descrever a formação de uma massa que se desenvolve nas extremidades dos cotos nervosos, após corte parcial ou completo do nervo.