Internamente, em sua câmara de gotejamento, o equipo de microgota tem sua estrutura menor e mais fina, para dar o formato do gotejamento gradativamente menor (lembrando, que 1 gota equivale a 3 microgotas), e o equipo macrogota, apresenta em formato mais grosseiro e maior, dando o formato da gota em sua estrutura ...
O equipo macrogotas faz parte do sistema que liga o soro e as medicações ao sistema intravenoso. Ele é composto por uma cânula cumprida, um contador e um controlador manual, movido por uma haste plástica. O controle das gostas é responsável pela velocidade com o qual o remédio é injetado dentro do corpo do paciente.
O equipo microgotas é uma peça hospitalar especialmente desenvolvida para promover a infusão gravitacional de soluções parenterais, ou seja, medicamentos destinados à reposição de perdas hídricas, energéticas e eletrolíticas.
O equipo é o dispositivo que transporta a substância (que está no reservatório) até o paciente. Dessa maneira, ele é um dos materiais mais utilizados no segmento da saúde, especialmente em casos de internação, nos quais o indivíduo precisa receber nutrientes, medicações e outros fluidos de maneira venosa.
Desenvolvido para administração de medicamentos e soluções pela via endovenosa em hospitais e clínicas. Os Equipos Descarpack tem a finalidade de entremear a ligação do dispositivo venosos periférico (ligado ao paciente) ao recipiente que contém líquido a ser infundido (que pode ter ou não medicação).
Verde (21G) e Azul (23G): indicados para veias de médio calibre (adolescente, adulto e idoso), infusões de medicamentos em grandes e médias dosagens e coleta de sangue. Laranja (25G) e Cinza (27G): indicados para veias de pequeno calibre (crianças ou neonatos) e infusões de medicamentos em baixa dosagem.
Assunto: Intervalo para troca de equipos e validade de medicamentos após a reconstituição. cada 24 horas, considerando que o número de manipulações nesse contexto é maior, salvo esta situação os equipos para infusão contínua sevem ser substituídos a intervalos que não excedam 72 horas.
7) O frasco, o equipo e a seringa são descartáveis, mas podem ser reutilizados enquanto estiverem em condições de uso (limpos, sem resíduos, sem rachaduras, com o êmbolo deslizando facilmente dentro da seringa); 8) Lave o frasco, o equipo e a seringa com água e detergente neutro e enxágüe bem.
Higienização de frasco, equipo e seringa Para fazer essa higienização, recomendamos utilizar o hipoclorito de sódio da seguinte forma: Em uma vasilha com 500ml de água fervida e fria, pingue 15 gotas da solução. Coloque os materiais dentro por 20 minutos. Após isso, não é preciso enxague, pois a solução evapora.
Frasco, equipo e seringas devem ser descartadas diariamente ou, dependendo do caso, a cada refeição. Nesses intervalos, não se esqueça de efetuar a limpeza da sonda.
A forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!
A área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades. Uma vez por semana, gire o tubo em torno do próprio eixo. Isto facilita o processo de limpeza.
Não há um tempo bem estabelecido. Depende muito do estado de conservação da sonda. A média de troca é cada 6 meses mas há casos que duram até 1 ano.
Abrir a tampa da sonda e colocar a seringa de alimentação (100ml) no tubo da gastrostomia; Desdobrar a sonda e puxar lentamente o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que está dentro do estômago.
Cuidados Gerais com a Gastrostomia e Jejunostomia
CUIDADOS DE ENFERMAGEM