É uma construção mental que a criança realiza gradualmente, de acordo com o uso que faz de seu corpo.
Atividades psicomotoras são aquelas que marcam a interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso. Elas são extremamente importantes para o ser humano em qualquer etapa da vida, mas para as crianças são indispensáveis. Afinal, o controle sobre o próprio corpo é a base para aprendizados mais complexos.
A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos.
Descrição: O Circuito Atividades proporciona a criança a experiência de poder andar embaixo de um túnel, passar com cima de lombada, subir escada e entre outras coisas, estimulando assim a coordenação motora das crianças logo na fase nas fases iniciais.
8 ideias de circuitos para criar uma atividade diferente para as crianças
Os benefícios do 'Brincar': circuito de atividades proporciona interação e aprendizados entre crianças. ... Por meio de grande interação e envolvimento com as atividades, as crianças puderam aprender sobre relações, os valores da cooperação, solidariedade e respeito ao próximo.
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica.
Basicamente, é um plano de exercícios que usa na maioria exercícios funcionais. A diferença é que aplicamos um circuito durante certo momento ou em toda a sessão. Graças à grande quantidade de exercícios que existem na modalidade, conseguimos criar uma infinidade de circuitos para nossos alunos.
Você só precisa seguir alguns passos que deixarei em detalhes abaixo.
O objetivo é sugerir movimentos corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, etc. A proposta é auxiliar o desenvolvimento motor e corporal de cada criança, desafiadas a testar suas próprias habilidades e evoluir, promovendo também a percepção corporal em relação as suas capacidades de movimento.
O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.