O Que Diferenciaço Progressiva Ausubel?

O que é diferenciação progressiva Ausubel?

O princípio de Ausubel da diferenciação progressiva estabelece que a aprendizagem significativa é um processo contínuo, no qual novos conceitos adquirem maior significado à medida que são alcançadas novas relações (ligações preposicionais).

O que é diferenciação progressiva?

diferenciação progressiva é o princípio pelo qual o assunto deve ser programado de forma que as idéias mais gerais e inclusivas da disciplina sejam apresentadas antes e, progressivamente diferenciadas, introduzindo detalhes específicos necessários.

O que significa reconciliação integrativa e a diferenciação progressiva?

A reconciliação integradora, ou integrativa, é um processo da dinâmica da estrutura cognitiva, simultâneo ao da diferenciação progressiva, que consiste em eliminar diferenças aparentes, resolver inconsistências, integrar significados, fazer superordenações.

O que é afinal aprendizagem significativa resenha?

A Aprendizagem Significativa é uma teoria que integra, socializa e dinamiza a aprendizagem mediante o conhecimento prévio do aluno ao mais elaborado e sistematizado. Por meio de uma prática educativa significativa pode se alcançar um ensino transformador na reciprocidade na relação entre professor e aluno.

O que defende o construtivismo?

O que é o construtivismo? A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.

O que é diferenciação progressiva e reconciliação integrativa?

A reconciliação integrativa ou integradora é um processo da dinâmica da estrutura cognitiva que ocorre simultaneamente a diferenciação progressiva, e tem a finalidade eliminar diferenças aparentes, resolver inconsistências, integrar significados e fazer superordenações entre os conceitos (MOREIRA, 2011).

Qual a diferença entre aprendizagem significativa e aprendizagem Memoristica?

Quer dizer, se o conhecimento é assimilado à estrutura cognoscitiva do estudante, estamos na presença de uma aprendizagem significativa; se, pelo contrário, esta relação não se estabelece, estamos na presença de uma aprendizagem memorística, repetitiva ou mecânica.