O ser humano é o único animal que sabe que existe um fim chamado morte, refletindo sobre o fato para além do acontecimento. Assim, parece que é exatamente essa consciência da finitude que incentiva nossa reflexão mais transcendental, derivando na reflexão sobre as ações e decisões que tomamos nessa vida.
Segundo Horowitz, o luto complicado é a intensificação do luto até o ponto em que a pessoa se sente sobrecarregada, recorre a um comportamento mal adaptado ou permanece interminavelmente num estado de luto, sem progressão do processo em direção a seu término.
Luto é o processo que se inicia com uma perda. Ele segue até sua elaboração, quando o indivíduo enlutado volta, novamente, ao mundo externo. Trata-se de um período de recolhimento. Uma experiência emocional profunda e individual que se define pela capacidade de lidar com essas perdas.
Veja algumas ideias do que dizer ou fazer neste momento:
Espero que as lágrimas e a dor que vestem agora o seu ser possam um dia transformar-se em ingrediente para cultivar todas as coisas maravilhosas que a pessoa que se foi te ensinou. Meus pêsames. O luto acabará quando enfim pudermos nos reencontrar para um abraço apertado na eternidade. Então tudo ficará bem!
No luto, a busca pela cura da dor começa a ser frenética. Permita-se sofrer, ficar triste, desesperar-se, reclamar, perguntar, chorar, chorar e chorar. Fale, mas fale muito, sobre o que está sentindo. Fale sobre todas as emoções, sentimentos e dúvidas.
Como aceitar a morte?
6 dicas importantes sobre o que dizer quando alguém morre
Senhor, preciso de sua ajuda. Sim, eu preciso tanto, mas tanto. Eu me sinto tão infeliz, tão triste, com meu coração tão doído. Eu não consigo mais sorrir como antes, eu não consigo ser a aquela garota de antigamente, eu estou tão acabada, tão destruída por dentro.