A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento emitido por qualquer órgão do governo que confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem.
Para a consulta da CND pessoa física, basta acessar o portal da receita e informar o seu CPF. Caso não haja pendências, será gerada a certidão negativa. Para a consulta da CND pessoa jurídica, basta acessar o portal da receita e informar o seu CNPJ. Caso não haja pendências, será gerada a certidão negativa.
Como tirar certidão negativa de um imóvel A Certidão de Ônus Reais deve ser solicitada no Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade, pouco tempo antes da transação, já que a validade deste documento é de apenas 30 dias.
Como solicitar? O pedido de certidão vintenária deve ser feito no cartório de registro de imóveis responsável pela matrícula do bem. Atualmente, não é mais necessário se deslocar até o cartório e enfrentar longas filas para conseguir o documento.
Certidão vintenária: A certidão vintenária abrange o histórico do imóvel durante os últimos vinte anos. O que caracteriza a vintenária é o tempo de registro computado a partir da abertura da matrícula.
A certidão de propriedade ou atualizada é aquela que informa a situação atual do imóvel. Tem a finalidade de atender aos casos mais comuns, por exemplo: Apresentação na prefeitura; lavratura de escritura ou financiamento; contratos de locação / caução, etc.
Para solicitar uma certidão junto ao Cartório de Registro de Imóveis é necessário saber em qual Cartório o imóvel está registrado. De posse dessa informação é possível solicitar a certidão de duas formas. A primeira delas é informando o número da matrícula ou da transcrição do imóvel junto ao Cartório.
A Certidão de Ações Reais Reipersecutória trata da existência ou não de registros de citações relativas a ações judiciais reais (ex.: usucapião, hipotecária, etc.) ou ações pessoais reipersecutórias (ex.: ação pauliana – fraude contra credores).
Resumo: As certidões de ações reais ou pessoais reipersecutórias são habitualmente exigidas para a concretização de negócios jurídicos imobiliários por instrumento público. Entretanto, tais ações são de difícil compreensão pelo público leigo, a começar pela terminologia.