cauterização do septo nasal . O procedimento consiste na queimadura química com ácido tricloroacético do local do sangramento. Com duração de poucos minutos e discreto incômodo nasal, a cauterização do septo tem boa resposta no controle do sangramento nasal.
O tampão nasal é utilizado na prevenção de hemor- ragia, hematoma septal e sinéquias (4-6,8). Alguns traba- lhos têm demonstrado que não há diferença em relação a complicações entre os pacientes que usam e os que não usam tampão (4-6,9).
O tratamento da epistaxe segue uma escala ascendente: rinoscopia anterior com cauterização química ou elétrica, tamponamento nasal anterior, eletrocoagulação guiada por endoscópio nasal, tamponamento nasal posterior ou tratamento cirúrgico (embolização ou ligadura arterial) à medida em que os métodos mais simples ...
Os sangramentos nasais podem ocorrer devido a causas mais simples ou mais complexas. Se o sangramento nasal for intenso ou muito frequente, a pessoa deverá procurar ajuda de um otorrinolaringologista. O otorrinolaringologista é o profissional indicado para avaliar estes casos.
8 causas de Sangramento nasal e Como tratar
O sangramento do nariz, cientificamente chamado de epistaxe, é a saída de sangue pelo nariz e, na maioria dos casos, não é uma situação grave, podendo ocorrer ao cutucar o nariz, ao assoar o nariz com muita força ou após uma pancada no rosto, por exemplo.
Independente de sexo ou idade, qualquer um está sujeito a ter um sangramento nasal por fratura; esforço excessivo ao assoar o nariz; exposição prolongada ao tempo seco ou ao ar-condicionado; deformidades anatômicas (como desvio de septo, que deixa as mucosas nasais mais finas e ressecadas e os vasos mais expostos, ...
O que fazer na hora do sangramento nasal?
É provável que este problema decorra das alterações hormonais desta fase do ciclo menstrual, em conjunto com alterações nasais locais que devem ser avaliadas por profissional competente. Sangramentos nasais frequentes podem estar associados a algumas condições inflamatórias locais.
Pode acontecer, pois um dos principais sintomas da doença é a congestão nasal. Com a constante manipulação do nariz para assoar, a mucosa nasal pode ficar irritada e sangrar.
7. Sangramento sem razão (tumores ginecológicos, colorretal e de medula) A perda de sangue não pode ser considerada normal. “A formação de úlceras na parede de órgãos com câncer leva a sangramentos”, esclarece Cruz.
Em caso de suspeita de tumor cerebral, é necessária a realização de diversos exames de imagem. Os mais usados são a ressonância magnética (RNM) e a tomografia computadorizada (TC), capazes de detectar 95% dos casos de tumor cerebral.