EQST

O Que Causa A Seca Do Nordeste?

O que causa a seca do Nordeste?

As principais causas da seca do Nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. ... Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

Qual foi a maior seca do Nordeste brasileiro?

A Grande Seca, ou a seca no Nordeste brasileiro de 1877–1879, foi o mais devastador fenômeno de seca da história do Brasil, ocorrido no período imperial brasileiro. A calamidade é responsável pela morte de entre 400.000 e 500.000 pessoas.

Qual é a causa da seca?

As secas são o resultado de mudanças na atmosfera da Terra. Algumas são provocadas por modificações nos ventos que normalmente levam a chuva para uma determinada área. Outras são causadas pela mudança nas correntes oceânicas, que afetam a temperatura e a umidade do ar. As secas fortes podem durar meses ou anos.

Onde ocorre a seca no Nordeste?

A seca ocorre em todo o Nordeste brasileiro? O fenômeno frequente da seca está restrito à região semiárida do Nordeste, que compreende uma área de 969.598,4 km2, abrangendo 1.133 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do norte de Minas Gerais.

Como é possível solucionar o problema da seca no Nordeste?

Para o debate e melhorias, apresenta-se resumida coletânea de soluções já existentes: acesso à terra e à tecnologia ao pequeno produtor; construção de açudes, cisternas e barragens; poços artesianos; abertura de poços tubulares; implementação da agricultura irrigada; investimento em "chuva sólida"; implementação de ...

Quais foram os grandes períodos de seca que ocorreram na região Nordeste?

Os 10 maiores períodos de seca no Brasil
  • 1723/1727. Essa foi uma das primeiras grandes secas registradas que atingiu a região Nordeste – principalmente a área em que, na época, ficava a Capitania de Pernambuco. ...
  • 1776/1778. ...
  • 1877 / 1879. ...
  • 1919/1921. ...
  • 1934/1936. ...
  • 1963/1964. ...
  • 1979/1985. ...
  • 1997/1999.
Mais itens...•21 de dez. de 2016

O que provoca a estiagem?

Estiagem é um período prolongado de baixa pluviosidade, ou sua ausência, no qual a perda de umidade do solo é superior à sua reposição; Seca é um período de tempo seco, prolongado o suficiente para que a ausência, deficiência acentuada ou fraca distribuição da chuva provoque grave desequilíbrio hidrológico.

O que pode ser feito para acabar com a seca?

Uma solução eficaz é cobrir os plantios com materiais orgânicos – como folhas secas – ou sintéticos, como plásticos pretos. A economia chega a 50%, dependendo do calor na região. A agricultura é a atividade que mais consome água no mundo – cerca de 70% do consumo global serve para irrigar plantações.

O que fazer para solucionar a seca?

Soluções utilizadas para minimização do problema das secas: – Construções de barragens, cisternas e açudes; – Maior investimento em infraestrutura; – Em épocas de estiagem, distribuição de água em carros-pipa.

Quais são as regiões do Brasil que mais sofrem com a seca?

O fenômeno frequente da seca está restrito à região semiárida do Nordeste, que compreende uma área de 969.598,4 km2, abrangendo 1.133 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do norte de Minas Gerais.

Quais as principais consequências da seca?

Fome e miséria: as principais consequências da seca Outra consequência é desemprego, que nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural (saída das pessoas do campo em direção as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades.

É possível dizer que todo o Nordeste sofre com o fenómeno da seca?

Tem mais depois da publicidade ;) Primeiramente, é importante esclarecer que não é toda a região Nordeste que sofre com os problemas climáticos relacionados à falta d'água, mas sim a região denominada de Polígono das Secas (veja o mapa abaixo).

Quais os anos de seca no Nordeste?

Por quatro vezes foi registrado um período de seca de cinco anos consecutivos: no final do século 19 (de 1876 a 1880), no início do século 20 (de 1901 a 1905), de 1929 a 1933 e de 1979 a 1983. Fecham a lista das estiagens que duraram mais de um ano os biênios 1955-1956 e 1997-1998 e os quatro anos de 1990 a 1993.

Como se chegou a primeira referência sobre a seca?

Os primeiros relatos de ocorrência de seca no Nordeste brasileiro datam do final do século XVI (1583/1585), quando cerca de cinco mil índios foram obrigados a fugir do sertão em função da fome, sendo socorridos pelos brancos.