Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção. Burguesia é a qualidade do burguês.
A burguesia é a classe dominante do sistema capitalista, pois detém o poder e os meios de produção. Já o proletariado representa a classe dominada, pois o único que lhe resta é vender sua força de trabalho à burguesia.
Características do proletariado É produto do capitalismo industrial. Não possui meios próprios de subsistência. Vende sua capacidade física e intelectual, seu tempo e sua energia para realizar atividades para outrem. É alienado do processo e do resultado de suas ações, pois age sob a vontade do empregador.
Essa classe social pode ser dividida em: alta burguesia (aquela que de fato detém os meios de produção); média burguesia (comerciantes e profissionais liberais); e pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos).
Costuma entender-se por burguesia uma camada social da Era Moderna, que abrangia tanto banqueiros e ricos comerciantes quanto pequenos comerciantes e jornalistas. Como parte do terceiro estado, a burguesia não tinha acesso o poder político monopolizado pelo clero e pela nobreza.
Resposta. A burguesia enriqueceu quando o rei começou a perder poder e os senhores feudais começaram a ganhar mais força assim como a Igreja Católica. Como os burgueses não tinham mais que pagar tantos impostos, tinham mais recursos para si. Quanto menos poder o rei tinha, mais poder a burguesia ganhava.
A burguesia procurou garantir, sobretudo a liberdade econômica. ... Com a derrota de Napoleão e a restauração do Absolutismo pelo Congresso de Viena a burguesia deu continuidade no processo revolucionário com as Revoluções Liberais de 1830 e consequentemente em 1848, consolidando a burguesia capitalista no poder.
Verificado por especialistas. A burguesia cresceu em poder econômico mais isto não significou maior participação política porque até a Revolução Francesa, a nobreza possuía maior controle do poder no estado.
Classe social que controla os meios de produção e lucra com o trabalho do proletariado. A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. Ela domina o proletariado e tudo ligado à política e a economia de uma sociedade. Sua formação está associada ao surgimento do capitalismo.
Resposta. Crise pela carência de mão-de-obra, pela falta de produtos agrícolas e a escassez de metais preciosos para cunhagem de moeda.
Resposta. Os burgueses possuíam muito capital acumulado, mas não tinham prestígio político para centralizar o poder. Sendo assim, aliaram-se aos reis, que também estavam interessados em fortalecer seu poder, mas não podiam contar com a nobreza para defender seus interesses, porque desta forma essa sairia prejudicada.
Essa corrente de pensamento defendia ideais do liberalismo, como a instituição de um gestor subordinado a uma carta magna (constituição); fim do intervencionismo, tanto político quanto econômico; voto universal e a democracia; valores completamente antagônicos ao absolutismo.
Resposta: Porque os burgueses eram uma nova classe social formada por comerciantes enquanto nobres eram reis e nobres, então os burgueses tinham essa rivalidade por serem ricos mas não serem considerados pelos nobres por não ser de "sangue azul " ou nascido nesse meio.
A burguesia persuadiu os camponeses a se juntarem para derrubar o clero, depois disso acontecer, a burguesia rejeitou os camponeses onde acabara ficando no poder!
No Período Do Absolutismo aplicado as monarquias do Antigo Regime ( Monarquias Nacionais, como Portugal,França,Inglaterra,Espanha ) a aliança entre Realeza e Burguesia era forte, pois o rei apoiado pela burguesia buscava o fortalecimento do poder central ( O Estado ), ou seja, buscando a centralização política de forma ...
Os nobres que os apoiaram (que não foram todos ,muitos lutaram contra a centralização, defendendo o seu próprio poder político) o fizeram pois ocupariam postos na administração do Estado, enquanto que a alta burguesia o fez para que houvesse reformulação do sistema de impostos (com o fim das "alfândegas feudais") e a ...