O Balanço Hídrico (BH) é definido como o processo que envolve a mensuração e registro do total de líquidos administrados/ ingeridos e eliminados pelo paciente num período de 24 horas.
O Balanço Hídrico pode ser utilizado para identificar locais onde uma determinada cultura pode ser explorada. No cálculo do Balanço Hídrico, são levadas em conta variáveis como: precipitação, evapotranspiração, escoamento superficial, drenagem profunda, dentre outras.
Pode-se medir a evapotranspiração através de lisímetros ou estimá-la através de equações. O solo armazena a água que chega através das chuvas. Esta água tem duas maneiras de retornar à atmosfera. Uma é a evaporação direto do solo, a outra é através das plantas.
Esse coeficiente de ajuste é determinado pela relação: Kc = (ETc /ETo) (1) Os valores de Kc variam com a cultura e com seu estádio de desenvolvimento, sendo apresentado em tabelas por Doorenbos e Pruitt (1977) e descrito para diferentes culturas por Doorenbos e Kassam (1994).
A evaporação é medida de forma semelhante à precipitação, utilizando unidades de mm para caracterizar a lâmina evaporada ao longo de um determinado intervalo de tempo. As formas mais comuns de medir a evaporação são o Tanque Classe A e o Evaporímetro de Piche.
A evapotranspiração é calculada por balanço hídrico entre dois dias subsequentes de acordo com a equação: E = P - Qs – Qb – ∆V Onde: • ∆V é a variação de volume de água (medida pelo peso); P é a chuva (medida num pluviômetro); • E é a evapotranspiração; • Qs é o escoamento superficial (medido) e • Qb é o escoamento ...
A evapotranspiração de referência (ETo), originalmente introduzida sob o termo evapotranspiração potencial (ETp), é um importante parâmetro agrometeorológico, principalmente para planejamento e manejo de irrigação, mas, também, é considerada elemento climático de demanda hídrica, daí sua aplicação em estudos ...
A evapotranspiração de referência (ETo), originalmente introduzida sob o termo evapotranspiração potencial (ETp), é um importante parâmetro agrometeorológico, principalmente para planejamento e manejo de irrigação, mas, também, é considerada elemento climático de demanda hídrica, daí sua aplicação em estudos ...
Existem cinco tipos conhecidos deste fenômeno: Evapotranspiração de referência (ETo);...
No ambiente natural, a evaporação depende basicamente de fatores meteorológicos e físicos, que podem ser resumidos em:
Importância da evapotranspiração A evapotranspiração é fundamental no ciclo hidrológico da água. De acordo com estudos, cerca de 70% da quantidade de água precipitada sobre a superfície terrestre retorna à atmosfera por meio desse processo.
Transpiração: é a evaporação devida a ação fisiológica dos vegetais, ocorrida, principalmente, através dos estômatos. Evapotranspiração: evaporação + transpiração. A transferência natural de água no estado de vapor da superfície do globo para a atmosfera interpreta-se facilmente pela teoria cinética da matéria.
A transpiração vegetal corresponde ao processo de dispensação de água na forma de vapor, cedida ao meio ambiente mediante um sentido unidirecional, ou seja, da ascensão hídrica desde a região radicular em direção às folhas, e dessas para a atmosfera.
A evaporação é um processo físico de mudança de fase, que passa do estado líquido para o estado gasoso. Para que ocorra este processo é necessário que haja energia luminosa. Ela é uma transformação endotérmica (que absorve calor) e não é necessário atingir a temperatura de ebulição.
A Evaporação consiste em um fenômeno em que átomos de substâncias em estado líquido obtêm energia suficiente para passar para o estado gasoso. O movimento provocado pela temperatura das moléculas deve ser suficiente para vencer a tensão superficial das substâncias e atingir o processo de evaporação.