Demonstrativo contábil em que se confrontam num dado momento, as receitas e despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.
o quociente de execução da receita é resultante da relação entre a receita realizada e a previsão atualizada da receita, indicando a existência de excesso ou falta de arrecadação para a cobertura de despesas.
A apuração do superávit financeiro é feita pelo confronto entre os totais do ativo financeiro e do passivo financeiro, constante do balanço patrimonial do exercício anterior.
Quando a Receita Arrecadada é superior à Receita Prevista, demonstra que houve déficit. 11. Quando a Receita Arrecadada supera a Despesa Realizada, significa equilíbrio orçamentário.
Demonstrativo contábil em que se confrontam, num dado momento, as receitas e despesas previstas na lei orçamentária com as realizadas. A partir da comparação entre o previsto e o realizado é possível constatar a ocorrência de superávit, déficit ou equilíbrio orçamentário.
O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, por categoria econômica, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstra o resultado orçamentário e discrimina: (a) as receitas por fonte; (b) as despesas por grupo de natureza.
§ 5º Entende-se por saldo orçamentário a diferença entre a dotação autorizada e o valor empenhado no exercício findo.
O superávit é um termo de origem latina e ele representa que as exportações de um país foram em maior valor que as importações.
1- Financeiro Esse tipo é o resultado da comparação entre os ativos e os passivos financeiros. Dessa forma, ao subtrair os ativos pelos passivos, o resultado tem que ser positivo, ou seja, quando há mais ativos do que passivos, temos um superávit financeiro.
Quando o governo tem um gasto maior do que a arrecadação de impostos dizemos que houve um déficit público. Para calcular qual o valor do déficit público é feita uma relação entre a dívida do governo, o valor dos ativos e aplicadas correções monetárias.
O saldo da balança comercial resulta da diferença entre as exportações e importações. O saldo da Balança Comercial é considerado positivo quando há valores das exportações maiores que o das importações, havendo assim um superávit.
Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países. Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável quando ele exporta mais do que importa. Do contrário dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.
Balança comercial é o termo usado para a diferença entre as importações e as exportações que ocorrem em determinado período. Ou seja, ela engloba todas as transações que o país realiza externamente. Isso vale para a compra ou a venda de bens, produtos e serviços.