O primeiro deles é a alienação. Trata-se da transferência de propriedade de determinado bem. Esse processo pode ser feito por meio da venda ou mesmo de negócios não onerosos (sem pagamento, como a doação). Além disso, a alienação pode ser voluntária ou compulsória (com ou sem a vontade do proprietário).
A taxa de alienação marca o fim do processo de compra de um veículo, seja por leasing, consórcio ou financiamento. ... Assim, o pagamento da taxa de Gravame oficializa a transferência do bem para o seu nome.
Como saber se um carro está alienado? Placa do carro e Renavam: para identificar um carro alienado você vai precisar da placa do carro e do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), encontrado no documento do automóvel. Site do Detran: depois, é só entrar no site do Detran da sua cidade.
O Gravame é o registro da operação de financiamento por meio de alienação fiduciária do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). ... Uma vez baixado o gravame a alienação deixará de constar no documento do veículo somente após a emissão de um novo DUT.