São eles: calçadas, acessos, sinalização visual e tátil, sanitários, balcão de atendimento, vagas e rotas acessíveis. É importante lembrar que a acessibilidade se baseia em três elementos principais que devem ser observados em projetos novos ou antigos: autonomia, conforto e segurança.
Lei Nº 10.
Prefeitura é quem tem o poder para fiscalizar acessibilidade.
Denunciar a falta de acessibilidade é fácil: basta acessar o site: www.proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br , cadastrar-se e preencher os dados referentes ao fornecedor/estabelecimento/plataforma digital. Em seguida é necessário relatar a irregularidade e anexar os documentos pertinentes.
De acordo com o arquiteto Ricardo Mesquita, a principal causa da falta de acessibilidade é a ausência de observação, cumprimento e fiscalização da legislação.
Há diferentes tipos de sinalização, fundamentais para facilitar o trajeto das pessoas com deficiência visual. “Todos os ambientes devem ser sinalizados com placas em braile e os caminhos/obstáculos (escadas, rampas, entradas de elevadores) devem possuir identificação podotátil (piso tátil).
Resposta
Aqui, falaremos de um grupo espécifico: Para promover a acessibilidade adequada para cegos, é imprescindível a existência de sinalizações sonoras, em semáforos por exemplo, além de em ocasiões de perigo, como sirenes de incêndio.
A lei 10.
Mas você já parou para pensar como os deficientes visuais acessam a internet, se eles não enxergam o que está escrito na tela do computador? Isso é possível com o auxílio dos leitores de tela, que pronunciam em voz alta o que está escrito nos aplicativos e páginas da web.
Pessoas cegas usam o smartphone com o auxílio do leitor de tela, um recurso de acessibilidade que “fala” todas as funcionalidades do celular. Assim a Kássia pode enviar e receber mensagens, checar e-mails, utilizar o GPS, entre muitas outras coisas.
O Sistema Braille é a representação do alfabeto convencional através de pontos em relevo, que o cego distingue por meio do tato. ... Através do sistema Braille o deficiente visual vê suas possibilidades ampliadas, de acesso à informação e comunicação.
O computador é normal, como os de qualquer pessoa. A diferença são os programas chamados "leitores de tela" que basicamente fazem o que o nome sugere. Esses aplicativos capturam as informações que aparecem na tela em tempo real e através de um sintetizador de voz, (voz artificial) falam o que a tela mostra.