A tireotoxicose é a síndrome clínica decorrente de níveis inapropriadamente altos de hormônios tireoidianos circulantes. Resulta da ativação do eixo hipotalâmico-hipofisário-tireoidiano em qualquer nível.
Se você se esqueceu e se alimentou pode tomar a medicação assim mesmo, isso não causará nenhum mal, apenas a medicação será absorvida em menor quantidade. O importante é que isso não ocorra com frequência, pois causará oscilações nos níveis de T4 no seu organismo.
É usado para reposição deste hormônio nos casos de hipotireoidismo, que são bastante frequentes. A forma de tomar mais conhecida é em jejum, 30 minutos antes de tomar o café da manhã. Isso porque a levotiroxina é mais bem absorvida em ambiente ácido, que ocorre no estômago quando estamos em jejum.
Entre os sintomas estão: formigamentos na região da boca, mãos ou pés, cãibras, que podem chegar a convulsões, e contrações musculares involuntárias e frequentes. Em geral, estes sintomas aparecem logo após a cirurgia, mas em alguns casos podem levar meses ou anos para aparecer.
Dentre eles, os hormônios da tireoide mais importantes e responsáveis pelo emagrecimento dos pacientes com hipertireoidismo são o T3 e T4. Elas são importantes substâncias produzidas a partir do iodo responsáveis pela regulação do metabolismo celular (maneira pela qual as células gastam a sua energia) em todo o corpo.
"Quando a tireóide apresenta nódulos volumosos, com sintomas de desconforto local, produção exagerada de hormônios (hipertireoidismo) de difícil controle medicamentoso, ou nódulos suspeitos de malignidade, indicamos o tratamento cirúrgico que pode ser a retirada parcial ou total do órgão, ou seja, a tireoidectomia", ...
Uma única cirurgia custa em média R$ 18 mil, enquanto o custo do exame diagnóstico molecular é em torno de R$ 4 mil”, finaliza.
A cirurgia de tireoide é feita com anestesia geral e durante a operação, que demora cerca de 2 horas, o médico faz um corte no pescoço permitindo observar e retirar a tireoide.