A queda livre é um movimento uniformemente variado, ou seja, um corpo em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. ... No vácuo, corpos de massas diferentes caem com o mesmo tempo.
Na queda livre, desconsidera-se o efeito da resistência do ar, por isso, nesse tipo de movimento, o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa ou de seu tamanho, mas somente da altura em que foram soltos e do módulo da aceleração da gravidade no local.
Para isso, basta substituirmos o termo da velocidade final por 0, uma vez que, como dito anteriormente, no ponto mais alto do lançamento vertical, essa velocidade é nula.
O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical. ... De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal.
A velocidade na horizontal, VX, é constante durante todo o movimento, por isso podemos afirmar que, na horizontal, o objeto executa um movimento retilíneo uniforme. ... Isso acontece porque os dois objetos são lançados na mesma altura e executam um mesmo movimento na vertical, portanto, possuirão o mesmo tempo de queda.
Os lançamentos oblíquos, nos quais a velocidade da partícula possui uma componente vertical e uma horizontal, também são chamados de lançamentos de projéteis. ... Usando a mangueira é possível verificar com facilidade o ângulo de lançamento e a velocidade inicial.
A partir da função horária da posição para o movimento retilíneo uniforme, podemos definir o alcance horizontal do objeto. O máximo alcance adquirido por um corpo, em função de sua velocidade inicial e da aceleração da gravidade, é determinado quando o valor atribuído a sen2θ é o maior possível.
A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão.
Sem discutir as causas do movimento, podemos dizer que um objeto acelerado é aquele que varia a sua velocidade, sendo a aceleração a medida desta variação. ... A força constante é proporcionada por um objeto que cai sob a ação da força da gravidade e puxa o carrinho.
Uma dica para o cálculo da força peso de algum objeto na Terra é que podemos aproximar a gravidade para um valor de 10 m/s2. Desta forma, basta multiplicar a massa por 10 que temos a força peso. Por exemplo, uma pessoa que possui uma massa de 80 kg está sob a ação da força peso de 800 N.