O Que A Medicina Hipocrtica?

O que é a medicina hipocrática?

A medicina hipocrática: Este se caracterizava pela observação criteriosa de tudo que pudesse estar envolvido no surgimento de uma doença, pelo estudo do paciente como um todo em lugar de partes ou doenças isoladas e pela conduta honesta, altruísta, idealista e pouco intervencionista do médico".

Em que teoria se baseia a medicina hipocrática?

A idéia da natureza do corpo ou da physis particular do corpo está na base da medicina hipocrática. A physis do corpo é uma realização particular da physis universal e, enquanto tal, é compreendida como princípio originário e organizador do corpo.

Qual foi a importância de Hipócrates para medicina?

Um dos seus conceitos terapêuticos foi a distinção entre sintomas e doenças. Os sintomas eram apenas manifestações exteriores de algo que estava ocorrendo no organismo. O procedimento tinha por objetivo descobrir como funcionava o corpo humano, levando sempre em conta a ação do ambiente e da alimentação.

O que foi a escola Hipocratica?

A escola hipocrática observava os fatos, mantendo-se cética quanto ao inverificável, hesitante em teorizar além do constatável, porém pronta para generalizar a experiência. Ironicamente, contudo, proveio de Políbio, filho adotivo de Hipócrates, a “teoria dos humores”, idéia seguida dogma- ticamente por muito tempo.

Como era a medicina antes de Hipócrates?

Antes de Hipócrates o exercício da Medicina estava nas mãos dos sacerdotes de Esculápio, o deus grego e romano da cura. Via-se a doença como o resultado da zanga dos deuses com os homens. Os doentes iam ao templo do Esculápio em busca da assistência dos sacerdotes. Hipócrates negava os poderes curativos dos deuses.

Qual a teoria de Galeno?

Médico grego, nasceu em Pérgamo (Ásia Menor) em 129 e morreu em Roma em 199. Na sua opinião, um bom médico teria de ser também um filósofo. ... É sua a conhecida teoria segundo a qual a saúde humana depende de um equilíbrio entre os quatro "humores" - a fleuma, a bílis negra, a bílis amarela e o sangue.

Qual o nome do juramento que os médicos fazem?

“Guardarei respeito e gratidão aos meus mestres, colegas e alunos pelo que lhes é devido; partilharei os meus conhecimentos médicos em benefício dos doentes e da melhoria dos cuidados de saúde; cuidarei da minha saúde, bem-estar e capacidades para prestar cuidados da maior qualidade; não usarei os meus conhecimentos ...

Como era a medicina antes da tecnologia?

Sem a tecnologia na medicina, portanto, a expectativa de vida era baixa. Praticamente qualquer doença representava um risco real de morte. Mesmo condições que, hoje, têm chances altíssimas de cura, como fraturas, eram uma grave ameaça antes da invenção de técnicas como torniquetes, talas e gesso.

Como era a medicina na idade antiga?

No começo da Idade Média, após a queda do Império Romano, o conhecimento médico padrão era baseado principalmente em textos antigos da Grécia e de Roma, preservados em mosteiros e em outros locais. Os conceitos sobre a origem e a cura das doenças não estavam separadas do espiritualismo.

Quem foi Galeno e qual sua importância para a Farmácia?

Galeno escreveu bastante sobre farmácia e medicamentos, sendo considerado o "Pai da Farmácia". Sua grande contribuição foi a transformação da patologia humoral numa teoria racional e sistemática, em relação à qual se tornava necessário classificar os medicamentos.

Qual importância para estudos da anatomia humana teve Claudius Galeno?

A Anatomia de Galeno Sua dissecação de músculos e ossos são bastante completas, porém, ainda mais minuciosas são as observações sobre nervos, artérias e veias, que estabeleceram um marco da história da Anatomia. Galeno estudou o coração, descrevendo as camadas musculares e as válvulas.

Como é o juramento de um médico?

JURO SOLENEMENTE QUE, AO EXERCER A ARTE DE CURAR, MOSTRAR-ME-EI SEMPRE FIEL AOS PRECEITOS DA HONESTIDADE, DA CARIDADE E DA CIÊNCIA. PENETRANDO NO INTERIOR DOS LARES, MEUS OLHOS SERÃO CEGOS, MINHA LÍNGUA CALARÁ OS SEGREDOS QUE ME FOREM REVELADOS, O QUE TEREI COMO PRECEITO DE HONRA.

O que a história da medicina pode contribuir com sua formação?

A principal utilidade do estudo da História da Medicina é a de compreender melhor a própria medicina, dominar suas técnicas, sua organização e suas idéias básicas.