LEI Nº 9.
A Lei n° 9.
Ao término do contrato de trabalho por prazo determinado, o trabalhador terá direito às seguintes verbas rescisórias:
Além de proporcionar confiança ao funcionário, o registro em carteira vai também garantir mais segurança para o empregador. Só por meio do registro é que vai existir uma formalização legal no contrato de trabalho e isso dará direito a empresa de cobrar os deveres do trabalhador.
Funciona como um documento de identificação, que guarda o histórico de todos os vínculos empregatícios que o trabalhador já teve ao longo de sua vida profissional. Na Carteira, devem constar informações importantes, como de contratos, funções desempenhadas, salários, aumentos, promoções, etc.
São, portanto, requisitos do contrato de trabalho: a pessoalidade, a subordinação, a continuidade e a alteridade, que se traduz no fato de o empregado prestar os serviços por conta alheia, já que não assume nenhum risco por estar cumprindo serviço em nome de terceiro. O contrato individual de trabalho é informal.
A CTPS serve como uma prova oficial de todas relações empregatícias, refletindo a vida profissional do trabalhador. ... A CTPS também dá acesso a direitos trabalhistas que o governo brasileiro oferece aos trabalhadores como: seguro-desemprego, FGTS, PIS e previdência social (a aposentadoria).
A carteira de trabalho é um documento que no qual registra toda a vida do profissional. Resposta: A importância é garantir as informações necessárias do trabalhador ou do profissional.
Devem ser anotadas [na CTPS] as informações relativas ao contrato de trabalho, tais como dados do empregador, data de admissão, função, remuneração, circunstâncias especiais que eventualmente existam no contrato, alterações de salário e férias, bem como informações de interesse do INSS, como alteração de estado civil, ...
Para isso, são necessários alguns documentos:
Como fazer a Carteira de Trabalho Digital