A nefrite túbulo-intersticial é uma inflamação que afeta os túbulos renais e os tecidos que circundam os rins (tecido túbulo-intersticial). Este distúrbio pode ser causado por várias doenças, medicamentos ou certas toxinas que lesionam os rins.
2. Alimentos ricos em fósforo
Glomerulonefrite membranoproliferativa é um grupo de doenças imunomediadas caracterizadas histologicamente por espessamento da membrana basal glomerular (MBG) e alterações proliferativas na microscopia. Existem 3 tipos, cada um podendo apresentar causas primárias (idiopáticas) ou secundárias.
A síndrome nefrótica caracteriza-se pela alteração na permeabilidade da membrana glomerular, resultando em perda de proteína maciça, hipoalbuminemia e edema generalizado (inchaço).
A nefrite pode ser aguda ou crónica. Os doentes com a forma aguda normalmente recuperam. A nefrose é uma doença não inflamatória do rim, que também afecta os glomérulos. A nefrite crónica pode levar a hipertensão grave, a qual, em casos extremos, resulta na morte por insuficiência renal ou cardíaca.
Glomerulonefrite Aguda ou Síndrome Nefrítica As doenças que produzem inflamação glomerular aguda são aquelas que se exteriorizam de forma mais exuberante com síndrome nefrítica, caracterizada por edema, hipertensão, hematúria e graus variáveis de insuficiência renal, além de proteinúria pouco intensa (< 3 g/dia).